02/08/2010 12h00 - Atualizado em 23/01/2019 13h12

Ofes estreia mundialmente a “Peça Brasileira”, obra de Paulo Sérgio Santos

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) apresenta na próxima quarta-feira (04) a estreia mundial da “Peça Brasileira”, obra composta este ano pelo clarinetista e compositor Paulo Sérgio Santos. A peça foi dedicada ao oboísta Luis Carlos Justi referência na música clássica brasileira e membro do Quinteto Villa-Lobos, que foi convidado para ser o solista do concerto em Vitória.

A peça será executada no Theatro Carlos Gomes, na programação da série “Quarta Clássica”, às 20 horas. A entrada para o concerto é franca, mas os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação. Será distribuído um convite por pessoa.

Neste concerto, a Ofes terá a regência de um maestro convidado – André Cardoso, violista e regente graduado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado e Doutorado em musicologia pela Uni-Rio. Ele conduzirá uma apresentação dedicada exclusivamente a obras de compositores brasileiros.

Programa brasileiro

Abre o programa o poema sinfônico Prometheus, escrito em 1890 por Leopoldo Miguez. A obra baseia-se na mitologia grega, segundo a qual Prometheus teria roubado o fogo do Olimpo e entregado aos homens, ensinando-os a utilizá-lo, motivo pelo qual Zeus o castigou, acorrentando-o a um rochedo no cimo do Cáucaso. Trata-se de uma bela obra, que combina lirismo intenso e dramaticidade.

Na seqüência a orquestra apresentará a “Peça Brasileira”, com o solista convidado e homenageado da noite Luis Carlos Justi, que cursou a Escola Superior de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, como bolsista do DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Além de manter intensa atividade como solista e camerista, requisitado no Brasil inteiro, é membro do Quinteto Villa-Lobos e do grupo Sine Nomine, especializado em música do período barroco.

Para fechar o programa será apresentada a obra “Tributo a Portinari”, de Guerra-Peixe. Segundo o próprio compositor, a ideia musical surgiu em 1986, inspirada em quatro quadros do pintor: “Família de emigrantes”, “Espantalho”, “Enterro na rede” e “Bumba-meu-boi”.

Luis Carlos Justi.

- Leopoldo Miguez (1850-1902) – Prometheus, Op. 21
-Lento/allegro moderato

Data de composição: 1890

- Paulo Sergio Santos (1958) – Peça Brasileira, para oboé, sopros e cordas
-Introdução e valsa
-Cantiga
-Samba-Choro

Data de composição: 2010
Obra dedicada a Luis Carlos Justi.

- César Guerra-Peixe (1914-1993) – Tributo a Portinari
Família de Emigrantes (Moderato maestoso)
- Espantalho (Vivacíssimo)
- Enterro na Rede (Largo)
    - Bumba-meu-boi (Presto)

Data de composição: 1991

Serviço:
Quarta Clássica – com o solista Luis Carlos Justi
Regência do maestro convidado: André Cardoso
Dia: quarta-feira (04 de agosto)
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira.
Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

Assessoria de Comunicação da Secult
Larissa Ventorim