Ofes homenageia Brahms, Lanna e Conus na série Concertos Sinfônicos
Nesta quinta-feira (23), o maestro Osvaldo Ferreira, diretor artístico da Orquestra do Algarve, de Portugal, será o regente da quarta edição da série Concertos Sinfônicos. Os compositores Brahms, Lanna e Conus serão os homenageados desta apresentação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), realizada no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, às 20 horas.
A entrada é franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Theatro, às 19 horas, uma hora antes do início do espetáculo.O programa começa com uma obra de um compositor de Minas Gerais, Oiliam Lanna. Em “Hommage à Cesar Franck”, ele reverencia o mestre belga, explorando elementos presentes nas composições de Franck.
Em seguida será apresentado um grande clássico do repertório sinfônico, a “Sinfonia nº 2”, do alemão Johannes Brahms, que é tido por muitos como sucessor de Beethoven. Escrita em 1877, a obra é considerada uma das mais belas do gênero. Essa será a segunda vez que a Ofes a executará – a primeira foi em 2003. Brahms, que para muitos é o sucessor de Beethoven, escreveu quatro sinfonias, verdadeiras obras-primas da música orquestral.
A noite terá ainda a execução do pouco conhecido “Concerto para Violino” de Julius Conus, compositor russo nascido em 1869. Essa peça, inspirada no célebre Concerto para Violino de Mendelssohn, mereceu, por sua beleza, gravações dos legendários violinistas Jascha Heifetz e Itzhak Perlman, dentre outros. Para interpretá-lo, a Ofes convidou o violinista russo Yuriy Rakevich, solista A da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
Convidados:
Yuriy Rakevich - Nascido em Leningrado, atual São Petersburgo, na Rússia, o solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) começou os estudos musicais aos seis anos em sua cidade natal e, aos 18, foi admitido no Conservatório de Moscou, onde concluiu o curso. Atualmente, além do trabalho com a Osesp, é membro do Quarteto Glazunov.
Fotos: Divulgação |
Osvaldo Ferreira é o maestro convidado. |
Osvaldo Ferreira - O diretor artístico do “Festival Internacional de Música do Algarve”, é também fundador e diretor musical da “Orquestra da Póvoa de Varzim”, com a qual já gravou três CDs com obras de autores portugueses. No Brasil, é diretor artístico do “Festival de Música de Campinas” e da “Oficina de Música de Curitiba”. Osvaldo Ferreira é o maestro português com maior número de estreias, encomendas e gravações de obras de autores portugueses contemporâneos.
Yuriy Rakevich. |
Serviço:
Série Concertos Sinfônicos – Orquestra Filarmônica do Espírito Santo
Obras de: Brahms, Conus e Lanna
Regência: Osvaldo Ferreira, maestro convidado
Solista: Yuriy Rakevich, violino
- Data: quinta-feira (23)
- Horário: 20 horas
- Local: Theatro Carlos Gomes
- Entrada Franca: Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro, a partir das 19 horas, no dia do concerto.
- Informações: 3132-8396
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.twitter.com/secult