12/10/2010 12h12 - Atualizado em 21/01/2019 12h36

Oficina de artesanato da UFI inicia nova fase com técnicas de decoupage de caixas

A oficina de artesanato desenvolvida na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), iniciou uma nova fase de atividades neste mês de outubro. As adolescentes já produziram sabonetes decorados, utilizaram materiais recicláveis e retalhos na confecção de peças de artesanato e agora, estão aprendendo a técnica da decoupage para confeccionar caixas decorativas.

Com guardanapos, tecidos, colas e tintas coloridas, as meninas estão confeccionando caixas decoradas, que podem ser utilizadas como ‘porta-treco’ e porta-jóias. Esta técnica prioriza a utilização de materiais recicláveis, como o papel, na criação das peças de artesanato.

De acordo com a oficineira Magna Lúcia Lopes, a técnica é versátil e agrada as adolescentes. “A decoupage significa a arte de recortar e colar, é a arte de revestir com gravuras as superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. Esta arte exige concentração e dedicação total das alunas”, disse.

Para a pedagoga da UFI, Carla Mendes de Oliveira, a oficina tem uma importante ‘tarefa’ na vida das adolescentes, aproximando delas o mercado de trabalho, e o aprendizado do trabalho em grupo e a ajuda ao próximo.

Além disso, a oficina também favorece o cuidado individual de cada uma com os objetos de uso pessoal, pois uma das caixas confeccionadas na oficina fica com a adolescente, para que ela possa guardar e organizar alguns pertences. 

“Durante esta oficina as meninas podem aprender uma técnica famosa, a decoupage, muito utilizada por artesãos profissionais, que pode ser usada no futuro como fonte de renda. Além de tudo, ajuda a promover o trabalho em grupo, a concentração, a criatividade de cada uma e a organização,” disse Carla.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard