01/12/2010 14h00 - Atualizado em 16/01/2019 12h47

Operação Papai Noel tem início com equipe de fiscalização do Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas no Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) deu início à Operação Especial “Papai Noel” com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos que comercializam brinquedos e luminárias natalinas (pisca-pisca), verificando se os mesmos cumprem a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A operação Especial será realizada na Grande Vitória e irá até o dia 03 de dezembro.

Os brinquedos são produtos de certificação compulsória e só podem ser vendidos com o selo do Inmetro. Já as luminárias (pisca-pisca) devem conter no plugue o logotipo ou marca do fabricante, além da indicação de voltagem.

Além do selo do Inmetro nos brinquedos, o consumidor deve ficar atento às informações obrigatórias que devem constar nos produtos, como razão social, endereço do fabricante ou importador, e a logomarca do órgão certificador do brinquedo. É preciso verificar também se os mesmos contêm peças pequenas, cordão longo e a instrução de uso.

De acordo com o diretor-geral do Ipem-ES, Alex Mariano, a responsabilidade do consumidor está em observar com muita atenção os quesitos de segurança dos brinquedos, pois, quando não são atendidos, podem colocar a saúde da criança em risco.
. .
“Outro cuidado é comprar produtos somente em estabelecimentos formais e exigir a nota fiscal. Brinquedos são produtos de certificação compulsória. Isso significa que passaram por ensaios técnicos rigorosos e atendem às normas do Inmetro que se referem às questões de segurança, saúde e meio ambiente, entre outras”, finaliza o diretor-geral.



Informações à Imprensa:
Gustavo Ferraz Moulin de Franco
Telefones: (27) 3322-5714/0800 0391112
E-mail: comunicação@ipem.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard