OportunidadES: confira a lista de aprovados do bairro São Marcos, na Serra
Os moradores do bairro São Marcos, na Serra, já podem conferir a lista de aprovados dos cursos gratuitos de qualificação profissional do Projeto OportunidadES. É só acessar o site www.oportunidades.es.gov.br ou clicar no link abaixo:
Foram disponibilizadas 300 vagas em 14 opções cursos. No total, 1.973 alunos se inscreveram no projeto. Aprender a Decorar Festas, a trabalhar como Auxiliar de Rotinas Administrativas e Cuidador Infantil foram algumas opções para os moradores do bairro se qualificarem. O curso que teve maior procura foi o de Confeitaria Básica, com 228 inscrições. As capacitações foram definidas a partir de uma pesquisa feita pelo Sebrae.
“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, destacou o secretário Vandinho Leite, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
O objetivo está sendo alcançado. De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego no Espírito Santo sofreu uma pequena queda. No segundo trimestre de 2017 (abril a junho), o número de desempregados no Estado passou a ser 282 mil, 10 mil pessoas a menos em relação ao levantamento anterior.
As aulas no bairro São Marcos terão início no dia 06 de setembro com o evento da aula inaugural, quando o secretário da Secti apresenta o projeto aos alunos. É necessário que todos os inscritos participem da aula inaugural para a efetivação da matricula. As demais aulas serão realizadas nos turnos matutino e vespertino na igreja Assembleia de Deus.
Foram pré-requisitos para concorrer às 300 vagas ter idade superior a 16 anos, saber ler e escrever, e residir no bairro onde o curso está sendo ofertado.
O projeto que é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secti.
Atendimento à população:
Telefones: (27) 3636 1800
Informações à Imprensa
Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br
Texto
Robson Júnior