OportunidadES realiza aula inaugural em Vitória
Aos 57 anos, a dona de casa Viviane de Castro Silva participou de sua primeira aula no projeto OportunidadES. Ela trabalhou por 24 anos como auxiliar de serviços gerais e está desempregada desde 2014. Viviane contou que a renda da casa é mantida pelo marido, mas ela quer voltar a trabalhar para ajudar a filha que é universitária e por isso se inscreveu no curso de Cuidador de Idosos, ofertado no bairro Praia de Santa Helena, em Vitória. “Minha filha faz faculdade particular e eu tenho que ajudá-la e ajudar nas contas na casa também. Eu me candidatei para esse curso porque sei que essa é uma área boa, mas que precisa de diploma para conseguir trabalho. Eu preciso voltar a trabalhar”, explicou dona Viviane.
A aula inaugural dos cursos de qualificação profissional gratuitos do projeto, realizado pelo Governo do Estado, por maio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), aconteceu na noite dessa terça-feira (29) na Igreja Batista da Lagoinha. Foram ofertadas 300 vagas em dez opções de cursos presencias de 40h. Aproximadamente mil pessoas se inscreveram na oferta que contou com cursos na área de serviços e moda e beleza, definidos a partir de uma pesquisa feita pelo Sebrae.
“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, destacou o secretário.
E o objetivo está sendo alcançado. De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego no Espírito Santo sofreu uma pequena queda. No segundo trimestre de 2017 (abril a junho), o número de desempregados no Estado passou a ser 282 mil, 10 mil pessoas a menos em relação ao levantamento anterior.
Almoxarife, camareira, cuidador de idosos e decoração de festas foram algumas das 17 áreas disponíveis aos moradores de Praia de Santa Helena.
As próximas aulas ocorrerão na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Fernando Duarte Rabello, em Praia de Santa Helena, Vitória, e serão ministradas por professores disponibilizados pelo Centro Estadual de Ensino Técnico (CEET) Vasco Coutinho, que também entregará os certificados.
Informações à Imprensa
Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br
Texto
Inayá Borges Selvatice