20/07/2010 23h05 - Atualizado em 24/01/2019 12h45

Órgãos de Comunicação do Governo aderem à campanha por eleições limpas do TRE

A Superintendência de Comunicação Social do Governo do Estado (Secom), por intermédio do Sistema RTV-ES (Rádio Espírito Santo e TV Educativa),  Secretaria de Gestão e Recursos Humanos e Diário Oficial do Estado, assinou, nesta terça-feira (20), o termo de adesão ao Programa de Ética e Transparência Eleitoral (Prete), coordenado no Espírito Santo pelo Tribunal Regional Eleitoral capixaba. A assinatura do Protocolo de Intenções aconteceu na sede do Tribunal Regional Eleitoral, na Praia do Suá, em Vitória, sendo presidida pelo presidente da casa, desembargador Pedro Valls Feu Rosa.

O Prete é um programa de sensibilização civil e institucional por eleições limpas e ética. E constitui na formação de uma ampla rede de parceiros formada pela sociedade civil, movimentos populares, centros comunitários, representações acadêmicas, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil, associações de bairros, institutos e instituições empresariais, além de representantes da grande maioria da imprensa privada.

Participaram da solenidade a Superintendente Estadual de Comunicação, Beth Kfuri; o diretor-presidente do Departamento de Imprensa Oficial, Ademir Rodrigues; o diretor do Sistema de Rádio e TV do Espírito Santo, Sérgio Egito; além de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil capixaba.

Na abertura da solenidade, foram exibidos os documentários em homenagem aos 120 anos do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo – o segundo mais antigo do país – e aos 70 anos da Rádio Espírito Santo 1.160 AM, pioneira em transmissões no Estado.

De acordo com o presidente do TRE, Pedro Valls Feu Rosa, ”os veículos de comunicação públicos têm um papel importante neste programa em divulgar e sensibilizar a população de que o maior fiscal das eleições é o eleitor”.

A superintendente Estadual de Comunicação, Beth Kfuri, disse que “o sistema se orgulha de fazer parte deste momento histórico de luta pela cidadania e do voto de qualidade”. O presidente do sistema RTV/ES, Sérgio Egito, destacou a importância deste programa inovador e falou que "o sistema RTV/ES, por meio da Rádio Espírito Santo e da TV Educativa, estará divulgando as ações do programa e informando a população por meio de seus programas”.

Para o diretor-presidente do Departamento de Imprensa Oficial, Ademir Rodrigues, a adesão ao programa é um exemplo de transparência e ética dos órgãos públicos, para com o cidadão capixaba. “No ano em que a Imprensa Oficial do Estado completa 120 anos, é uma honra para nós fazer parte do Prete. Gostaríamos de parabenizar o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo pela importância e pelo pioneirismo do programa, que visa fortalecer o compromisso democrático no Estado e no País.”

Sistema RTV-ES
Marília Targueta / Débora Sathler

Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo – DIO/ES
Lucas Monteiro
Tels. 3636-6915 / 9865-1580.
lucas.monteiro@dio.es.gov.br