05/04/2019 12h51

Orientações sobre segurança do trabalho na abertura do Abril Verde

A manhã desta quinta-feira (04) foi de dicas e orientações à população sobre a segurança do trabalho na abertura do evento Abril Verde, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em todo o Brasil. Este ano, o tema da campanha é “Trabalho Seguro”.

As ações foram realizadas na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, e contaram com a presença de servidores do Núcleo Especial de Vigilância à Saúde do Trabalhador (Nevisat) e do Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), ambos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em uma ação conjunta com demais órgãos estaduais e municipais. Os profissionais orientaram sobre prevenção de acidentes e também sobre riscos de intoxicação. 

“É uma ação muito importante, pois muitas vidas estão sendo perdidas e isso pode ser evitado com o comprometimento de todos: sociedade e poder público”, lembrou a chefe do Nevisat, Liliane Graça Santana.

A abertura foi por conta da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) que animou o público presente. A juíza Germana de Morelo, gestora regional do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT/ES), que deu orientações sobre questões trabalhistas; com a equipe de Educação em Saúde Ambiental de Vitória, para orientações e cuidados com a dengue nos ambientes de trabalho; e com o Corpo de Bombeiro, que tirou dúvidas sobre primeiros socorros e acidentes de trabalho.

Atendimentos

Aposentado e pedreiro autônomo, Ailton Roberto Vasconcelos, de 70 anos, parou para ouvir as orientações a respeito de intoxicação e ficou curioso sobre o assunto, uma vez que em seu trabalho, muitas vezes encontra animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. “É um assunto muito importante, que precisa ser divulgado. Trabalho sempre com equipamentos de segurança, e achei bacanas as dicas sobre os animais, que muitas vezes acabo encontrando”.

A diretora de escola, Carmen de Souza, parabenizou o evento e o trabalho conjunto de todos os presentes. “Estava trabalhando, ouvi a banda tocar e vim ver. Muito interessante o trabalho realizado, pois é importante lembrar que a responsabilidade da segurança é de todos nós. Quero ser multiplicadora desta ação”, disse.

Outro trabalhador que aproveitou as orientações foi o operador de máquinas, Marcos Vinicius de Sena. “Aproveitei para passar aqui para poder aprender mais. No meu trabalho é o tempo todo de cuidado, e achei interessantes as abordagens de todos”.

Números

A importância da iniciativa é destacada nos números. No Brasil, em 2017, foram contabilizados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (http://observatoriosst.mpt.mp.br) 574.050 acidentes de trabalho e 1.989 mortes acidentárias notificadas.

Nesse mesmo ano, no Espírito Santo, foram registrados 10.422 acidentes de trabalho e 54 óbitos. Ocorreram 2.826 afastamentos decorrentes de acidentes de trabalho, com pagamento de auxílios-doença. Estima-se a ocorrência de um acidente a cada 50 minutos e uma morte a cada seis dias no Estado.

Em 2018, a Sesa, por meio do Nevisat, iniciou o monitoramento e investigação de óbitos, incluindo os trabalhadores formais não segurados pela Previdência Social e os informais. No período, foram registrados 98 óbitos, sendo 99% deles de trabalhadores do sexo masculino. Além disso, 22,5% são autônomos. A maioria trabalha de forma independente ou presta serviços para pessoas físicas. As ocupações com maiores números de óbitos foram motoristas de caminhão e pedreiros. 

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, o setor de Serviço Social registrou 202 pacientes vítimas de acidente de trabalho ou de percurso em 2018. No ano anterior foram 130.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, foram 378 atendidos em 2018. Já no ano de 2017, foram 385. Os casos mais comuns registrados pela equipe do Hospital Dr. Jayme foram dor lombar, ferimento e trauma em membros (principalmente braços), queda, corte e perfuração.

Trabalho Seguro

Na elaboração de estratégias para prevenir a ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, instituições multissetoriais formaram o Fórum Abril Verde ES, que vai executar ações da campanha “Trabalho Seguro”, com alcance para os 78 municípios do Espírito Santo.

Fazem parte desta ação a Sesa/Nevisat, Prefeitura de Vitória/Semus/GVS/CVST, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Sesi/Findes, Fundacentro, Sest/Senat, Escola Técnica de Saúde (Eteses), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) São Mateus, Cerest Colatina, Cerest Cachoeiro de Itapemirim. 

Também participam as referências técnicas municipais de Saúde do Trabalhador e os sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias de Mármores e Granitos (Sindimármore), Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis (Sinpospetro), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem, Estrada, Ponte, Pavimentação e Terraplenagem (Sintraconst).

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643 
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard