19/08/2010 13h52 - Atualizado em 22/01/2019 14h27

Orquestra Budapeste encanta alunos de escolas estaduais

O silêncio e os olhares atentos dos alunos mostravam a fascinação durante a apresentação da Orquestra Budapest Chamber Symphony, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória. Um grupo de 450 alunos de 10 escolas da rede estadual, sendo nove do interior do Estado, viveu um sonho nesta quarta-feira (18). Para alguns, aquela era a primeira vez em um teatro.

Por meio do Projeto Cultura na Escola, da Secretária de Estado da Educação (Sedu), aproximadamente 900 alunos já participaram da série “Concertos Internacionais 2010”, desenvolvido em parceria com Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames). No dia 16 de junho, 400 alunos tiveram a oportunidade de conhecer a música da premiada orquestra estoniana Tallinn Chamber Orchestra.

Antes de o espetáculo começar, os estudantes conheceram um pouco da vida dos autores das peças que foram tocadas pela orquestra. Em seguida, tiveram a oportunidade de conhecer sobre os instrumentos que compõem uma orquestra de cordas. Os alunos – a maioria participante ativa de atividades musicais em sua escola – mostraram conhecimento e assim que perguntados respondiam quais eram os nomes dos instrumentos que faziam parte da orquestra.

A tarde foi de conhecimento cultural e animação. Eles ouviram uma valsa, um tango, peças de autores renomados e até uma música do folclore húngaro. “Eu nunca tinha visto uma orquestra ao vivo, achei muito interessante. Foi emocionante”, relatou Domicio Marcondes Ribon, de 14 anos, do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Manoel Duarte da Cunha, em Pedro Canário.

Para os músicos também foi uma satisfação poder participar desse momento único na vida dos alunos. “Quando a pessoa vê uma orquestra no palco, ao vivo, é uma emoção muito grande. Eles vão levar essa experiência emocionante para casa e para a vida deles”, disse a musicista Dora Nagymengyi.

Orquestra Budapest Chamber Symphony


A Orquestra de Camara de Budapeste foi criada em 1992 por jovens da Fndação Weiner-Szász, de Budapeste. O objetivo principal é a preservação da mais fina tradição da música de câmara na Hungria. O grupo tem atuado como embaixador musical da Hungria em varias solenidades na Europa, América e Ásia.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Lígia Tosta Cardoso
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard