Orquestra Sinfônica Jovem do ES: divulgadas as escolas que vão realizar aulas de instrumentos musicais
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou, nesta sexta-feira (25), as dez escolas públicas estaduais selecionadas para a realização de aulas de instrumentos musicais (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), com objetivo de formar estudantes para implantação da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado do Espírito Santo.
As dez escolas selecionadas foram: Escola Viva São Pedro e Escola Estadual Major Alfredo Rabaioli, em Vitória, Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo e Ormanda Gonçalves, de Vila Velha, Maria de Lourdes Poyares Labuto, de Cariacica, Profª Juracy Machado, Belmiro Teixeira Pimenta, Romulo Castello, Maringá e Antônio Engrácio da Silva, da Serra.
De acordo com o edital, os critérios para a seleção da escola foram estar localizada na Grande Vitória; estar de acordo em receber o naipe designado pela coordenação do projeto (violino ou viola ou violoncelo ou contrabaixo); ter auditório e local apropriado para as aulas de música (cadeiras sem braço, quadro negro ou branco); possuir sala disponível para guardar os instrumentos musicais; providenciar cópias e impressões quando solicitadas pelo professor; responsabilizar-se pelos instrumentos e acessórios disponibilizados pelo projeto.
As aulas
As aulas serão no contraturno, com 20 vagas por turno, abertas para estudantes do 8º e 9º anos dos Ensinos Fundamental e Médio.
Com o intuito de manter a proporção de instrumentos e naipes formadores da orquestra, as escolas participantes serão distribuídas da seguinte forma: cinco escolas com violinos, duas com violas, duas com violoncelos e uma com contrabaixos.
Em cada escola serão formadas duas turmas de até 20 alunos, totalizando 40 estudantes por escola, com exceção da escola que receber os contrabaixos, devido às dimensões físicas do instrumento, serão formadas turmas de 12 alunos, totalizando 24 participantes.
O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes da rede estadual o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).
Orquestra Sinfônica Jovem
Com as aulas coletivas, no segundo semestre será implantada a Orquestra Sinfônica Jovem do Espírito Santo (OSJES), com participação de 55 alunos, selecionados dentre todos os envolvidos. Os ensaios acontecerão aos sábados, no Parque Botânico da Vale.
A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com a Faculdade de Música do Espirito Santo (Fames), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone/ Gustavo Rosa
vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br / gprosa@sedu.esgov.br
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815