Orquestra Sinfônica Jovem do ES realiza primeira apresentação
Formada por 40 estudantes da rede pública estadual, a Orquestra Sinfônica Jovem do Espírito Santo (Osjes) realizou sua primeira apresentação, na noite desta quinta-feira (20). Muito aplaudidos, os estudantes participaram da cerimônia de apresentação do “Música na Rede”, realizada na Escola Viva Prof. Fernando Duarte Rabelo, em Vitória.
A Osjes foi criada com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, selecionados por meio das aulas coletivas, iniciadas neste segundo semestre em dez escolas públicas estaduais. Os ensaios acontecem aos sábados, no Parque Botânico da Vale.
As dez escolas públicas estaduais, localizadas na Grande Vitória, que receberam as aulas de instrumentos musicais (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), com o objetivo de formar estudantes para implantação da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado do Espírito Santo são: Escola Viva São Pedro e Escola Estadual Major Alfredo Rabaioli, em Vitória; Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo e Ormanda Gonçalves, em Vila Velha; Maria de Lourdes Poyares Labuto, em Cariacica; e Profª Juracy Machado, Belmiro Teixeira Pimenta, Romulo Castello, Maringá e Antônio Engrácio da Silva, na Serra.
O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes da rede estadual o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).
“A música nos faz seres humanos melhores. Hoje, realizamos mais um sonho com a criação da Orquestra Sinfônica Jovem, que também será mais uma ferramenta educacional que contribuirá no desenvolvimento dos jovens e no processo de aprendizagem. Temos 4,5 mil jovens espalhados em nossas escolas, seja em bandas marciais, corais ou orquestras. Esses estudantes, daqui a algum tempo, serão grandes instrumentistas e poderão chegar às maiores orquestras do mundo”, avaliou o secretário da Educação, Haroldo Rocha.
O maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), Leonardo Davi, prestigiou a ação e falou para os estudantes e convidados presentes. “Quando a gente olha para a cultura, olha para a educação na forma de um todo, isso tem tudo a ver com os dias de hoje. Esse é o futuro. O ser humano precisa ser completo, com o conhecimento de matemática, física, música, além de outras áreas. A criação da Orquestra Sinfônica Jovem vai ajudar muito as famílias e as pessoas vão se inteirar um pouco mais sobre arte”.
Durante o evento, além da Orquestra Sinfônica Jovem, houve outras ações do Música na Rede, formadas por estudantes. Também se apresentaram a Banda Jovem do Estado do Espírito Santo, a Orquestra Jovem de Violões, o Coral da Escola Estadual Zumbi dos Palmares e a Banda da Escola Estadual João Bley.
A ação Música na Rede abrange 116 escolas da rede pública estadual e é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com a Faculdade de Música do Espirito Santo (Fames), Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
No Música na Rede são contempladas 25 escolas com bandas, 30 com corais, 51 com orquestras de violões e 10 com ensino de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), distribuídas em 46 municípios do Estado, com atendimento a aproximadamente 4.500 alunos, anualmente.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação / Sedu
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Gustavo Rosa
vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br / gprosa@sedu.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815