10/07/2019 18h24

Ouvidoria inova e passa a gerenciar demandas da população em tempo real

A Ouvidoria-Geral do Estado já está trabalhando com uma nova ferramenta de Business Inteligence (BI), que permite a análise, em tempo real, das demandas feitas pela população. A nova plataforma foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

O sistema conta com informações atualizadas diariamente. É possível verificar o número de manifestações por órgão, por assunto, por tipo de demanda (reclamações, sugestões, denúncias ou pedidos de informação), por período, por situação (em andamento, aberta, encerrada), por canal de entrada (por internet, telefone, e-mail) e até por município.

A ferramenta também informa o número e o percentual de manifestações respondidas dentro e fora do prazo legal, e permite a comparação com períodos anteriores. A coordenadora de Ouvidoria-Geral do Estado, Audiceia Lima Silva Andrade, explica que o sistema será disponibilizado em breve para todos os representantes de ouvidoria de órgãos do Poder Executivo, para que possam acompanhar o atendimento às demandas da população.

Audicéia Andrade destaca que o BI é uma ferramenta inteligente de gestão, pois mostra, de maneira descomplicada e em formato gráfico, se a Ouvidoria está conseguindo atingir as metas de eficiência no atendimento às demandas. Além disso, a leitura dos dados permite a correção de erros que possam impactar negativamente o trabalho.

A Ouvidoria-Geral do Estado recebe reclamações, sugestões ou pedidos de informação pelo site www.ouvidoria.es.gov.br; pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br; pelo telefone 0800 022 11 17; ou, ainda, pelo site Reclame Aqui. Se o cidadão preferir, também é realizado o atendimento presencial, na sede da Ouvidoria-Geral, localizada no 8º andar do edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. Somente neste ano, até agora, a Ouvidoria atendeu a 7.472 manifestações. Em 2018 foram 9.648 demandas, de janeiro a dezembro.

Informações à Imprensa:

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