12/12/2019 14h11

Paciente da UTI ganha festa de aniversário surpresa e toma banho de sol no Hospital Dr. Jayme

Sempre com um sorriso no rosto e uma alegria que contagia a todos. Os olhinhos brilham cada vez que alguém se aproxima de seu leito. Para ele, a vontade de viver supera todos os problemas. Assim é o paciente Jorge Tatsunobu Matsudo, que fez muita gente se emocionar na última quarta-feira (04), no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, durante a festa de aniversário surpresa que ganhou da equipe do hospital em comemoração aos seus 63 anos de vida. A família também esteve presente para festejar.

Jorge está internado há 57 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que obstrui a passagem do ar pelos pulmões. O problema foi adquirido devido ao fato de ter sido fumante por vários anos. Hoje, ele só consegue respirar por meio de um aparelho de ventilação mecânica contínua que, por sua vez, o deixou com a fala impossibilitada por conta da conexão direta da cânula traqueal na região anterior do pescoço (método que facilita a entrada do ar). Para se comunicar, o paciente utiliza a escrita (ao seu lado tem sempre uma prancheta com papel e caneta).

Mesmo com toda dificuldade, Jorge não se deixa abalar. A esperança de voltar para casa é renovada a cada dia. E sabe de onde ele tira forças para seguir adiante? Da família. Na parede que fica em frente ao leito, há uma foto da netinha de três anos, além de um desenho e uma carta feitos por ela. Junto, também há um recado deixado por sua filha única, a Ingrid. Sempre com fé, o paciente também se apega à Bíblia, que não sai das mãos e, para conseguir ler melhor o livro, ganhou de presente da equipe uma lupa.

“Fiquei muito feliz com a surpresa. Só tenho a agradecer pelo tratamento, cuidado e carinho de todos comigo. Isso é muito importante, nos dá uma força maior e aumenta a fé na recuperação. A foto da minha neta me ajuda muito também. Olho para ela toda hora. Agora, o que mais quero é melhorar e poder ir para casa”, escreveu Jorge.

Outro presente de aniversário que ele recebeu foi o banho de sol. Com todos os cuidados necessários, a equipe o levou para este momento na Praça Central do Hospital Dr. Jayme. Com seu jeito ativo de ser, o que Jorge gosta mesmo é de se movimentar e ver gente. Todos os dias faz uma caminhada pela UTI, acompanhado da equipe de fisioterapia. Por onde passa cativa a todos.

“A gente faz de tudo para o paciente se sentir acolhido. Gestos de carinho e cuidado fazem a diferença. Ver a alegria nos olhos do Jorge ao receber a festa e o banho de sol foi muito gratificante para mim. Isso é o que nos impulsiona a fazer sempre mais”, comentou a psicóloga da equipe multidisciplinar do Hospital Dr. Jayme, Camila Brunhara.

Para a gerente das Unidades Críticas do Hospital Dr. Jayme, Alessandra Bernardino, a humanização é muito importante. “Oportunizar momentos de alegria e satisfação como estes aos nossos pacientes ajuda a melhorar o seu atendimento à efetividade do tratamento, além do promover um sentimento de realização a toda equipe multiprofissional. Essas práticas promovem uma melhora na relação interpessoal de confiança, trazendo o sentimento de dever cumprido, em que pequenos gestos são grandiosos na minimização do sofrimento do paciente”, destacou Alessandra Bernardino.

Informações à imprensa:
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes