16/11/2010 19h20 - Atualizado em 18/01/2019 15h13

Pacientes da rede pública terão acesso a 2.700 exames oftalmológicos

Os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terão garantidos dois tipos de exames oftalmológicos, a partir desta terça-feira (16), quando foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, contrato para oferta de 2.700 procedimentos complementares no diagnóstico de glaucoma. A prestação do serviço terá validade de um ano e será feita por meio de parceria com o setor privado, a um custo de R$ 98,7 mil.

Anselmo Tozi esteve na clínica, onde assinou o documento junto com a proprietária, Raimunda S. S. Mesquita, e aproveitou para conhecer os aparelhos. O secretário ressaltou a importância da compra de serviços na rede particular. “Neste ano já gastamos pelo menos R$ 48 milhões na aquisição de leitos em hospitais particulares, exemplificou. “A gente está estruturando a saúde como um todo. Isso aqui também faz parte”, concluiu.

Raimunda S. S. Mesquita fez questão de salientar que não haverá distinção no atendimento de pacientes do SUS e de planos de saúde particulares. “Aqui a gente não faz essa diferenciação”, salientou a proprietária, que também é médica. Ela disse ainda que nunca havia firmado contrato com a rede pública anteriormente, pois esta foi pela primeira vez  que a participou de pregão eletrônico.

Os exames comprados são a Curva Diária de Pressão Binocular (1.200 unidades) e a Paquimetria Ultrassônica Monocular (1.500 unidades). O primeiro detecta a pressão intraocular, fator que pode propiciar o aparecimento do glaucoma. Já o outro, mede a espessura da córnea, que também é um dado importante para a detecção da doença.

Segunda Mesquita, atualmente, 90% da cegueira registrada no Brasil tem o glaucoma como origem. Pessoas com mais de 60 anos são mais propensas a apresentarem pressão intraocular elevada.

Acesso ao serviço

Para ter acesso aos exames, o usuário deve antes ser consultado por especialista em unidade básica de saúde de seu município.

O profissional avalia a necessidade ou não do procedimento e entrega o encaminhamento/ solicitação ao usuário, que realiza o agendamento na própria unidade, por meio da Agência Municipal de Agendamento (Amas).

A Agência, por sua vez, faz o encaminhamento à Central de Regulação de Exames Especializados da Sesa, localizada no CRE Metropolitano, em Cariacica, onde será feita avaliação por médicos. Aprovada, a solicitação é enviada para o prestador, que realiza a marcação e convocação dos pacientes para a realização do exame.

A Clínica de Olhos Raimunda Mesquita fica no Edifício San Martin, 56, na Praia do Canto (ao lado do ed. Alphaville).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn e Valesca de Monteiro
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard