Pacientes ganham festa de aniversário no Hospital Estadual de Urgência e Emergência
No dia 6 de agosto, Marlene de Jesus Santos completou 64 anos. Em tratamento no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, a paciente nunca esteve em um ambiente hospitalar no dia do seu aniversário.
Para tornar este momento menos difícil, colaboradores do hospital organizaram uma comemoração. Cartão de aniversário, um minibolo e até música fizeram parte das ações, com o objetivo de trazer mais conforto emocional e tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor ao paciente.
A iniciativa é um projeto conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o apoio de profissionais de vários setores do HEUE. A ação ocorre quando a data do aniversário do paciente coincide com o período em que está internado na unidade. E o projeto conta ainda com o apoio de profissionais de vários setores do hospital e, inclusive, dos acompanhantes. Emocionada com a homenagem, Marlene não escondeu as lágrimas.
“É a primeira vez que faço aniversário dentro do hospital e fiquei muito feliz e emocionada pela lembrança. Fiz questão de contar para minha família que mora aqui no Espírito Santo e na Bahia", disse.
O filho da paciente, Lucas de Jesus Santos, ajudou na elaboração da surpresa pelos colaboradores e tornou o momento ainda mais alegre. "Eu nunca vi uma ação dessa dentro de um hospital e fiz questão de registrar para guardar de lembrança", afirmou.
Comemoração surpresa
No Hospital Estadual de Urgência e Emergência, gerenciado pela Pró-Saúde desde 2015, as comemorações do aniversário de pacientes seguem critérios específicos, respeitando sempre a segurança e sem interferências no tratamento.
Os colaboradores promovem uma homenagem surpresa e até cantam para pacientes. Além disso, um cartaz de feliz aniversário é afixado no leito e todas as demonstrações de carinho ajudam a melhorar a autoestima, sendo uma ação terapêutica importante para diminuir o estresse pela internação.
“A surpresa começa de madrugada, com um cartaz sendo colocado no leito do paciente, pois a intenção é que ele acorde e já veja que lembramos dele. Além disso, todos os profissionais envolvidos no tratamento parabenizam o usuário. É um ato que reforça a certeza em dias melhores”, explicou Francis Souza, assistente administrativo e membro do GTH.
Na percepção de Paulo Czrnhak, diretor Hospitalar do HEUE, o projeto contribui no processo de recuperação, proporciona uma experiência positiva durante o tratamento, além de aproximar os pacientes dos profissionais de saúde. “É uma contribuição terapêutica, pois alegra às pessoas, minimiza a fragilidade física e emocional por conta da internação, além de ser uma oportunidade de celebrar a vida”, destacou.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros – a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
(27) 3194-0122
comunicacao.heue@prosaude.org.br