22/02/2022 17h58

Pacto Ecológico Capixaba é lançado em Viana

Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura de Viana, realizou o lançamento do Pacto Ecológico. O objetivo principal da iniciativa é estimular o processo de transição agroecológica das propriedades rurais do município, compatibilizando a produção e comercialização de alimentos mais saudáveis com o manejo sustentável dos recursos naturais.

Participaram também os representantes da Câmara Municipal, Ministério Público do Espírito Santo, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O projeto Pacto Ecológico Capixaba - Rumo a Agricultura Agroecológica e Orgânica em Viana consiste em uma iniciativa interinstitucional inédita. “As etapas do projeto, desde a sua concepção, desenvolvimento e resultados são sistematizadas e organizadas de modo a criar um modelo de intervenção na agricultura local, o qual pode servir de base para iniciativas de outros municípios. É necessário debatermos o tema, fomentar políticas públicas para que possamos levar mais saúde para a mesa dos consumidores”, ressaltou o secretário da Agricultura, Paulo Foletto.

O projeto prevê um conjunto de ações e iniciativas que serão desenvolvidas por diferentes instituições, a fim mobilizar agricultores a se engajarem ativamente no projeto. Entre essas ações, consta a garantia de atividades de assistência técnica e extensão rural, apoio no acesso a horas-máquina para adequação das propriedades, acesso a insumos, apoio à comercialização via compras públicas e estruturação de canais de comercialização direta, além de ações de capacitação e infraestrutura.

Com o desenvolvimento do projeto, espera-se, além de uma agricultura mais sustentável, rentável e produtiva, uma melhora nas condições ambientais. Isso porque, o manejo adequado de água, solo e biodiversidade vão contribuir para a conservação dos recursos naturais e para restabelecimento dos serviços ecossistêmicos, o que vai impactar não somente o município de Viana, mas toda a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

"O Incaper é um importante aliado nesse pacto, pois estamos ao lado do agricultor no campo, com maior possibilidade de traçar as ações de incentivo à agroecologia.  Um dos nossos focos de atuação é a sustentabilidade e, por isso, apoiamos ações agroecológicas, que são o futuro promissor da agricultura. Nos colocamos à disposição para contribuir com essa importante iniciativa junto com todos os parceiros", disse o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado.

Para o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, é necessário investir em uma política orgânica e responsável com o meio ambiente na produção agrícola. “A Revolução Verde trouxe transgênicos, muito adubo e defensivos, mas sabemos da importância de investir em políticas que fazem a logística reversa. Precisamos levar conhecimento e novas técnicas de manejo para que as propriedades se tornem mais produtivas. Para isso, o município vem apoiando várias estratégias e várias ferramentas que vão possibilitar aqueles que querem fazer esses empreendimentos que possam produzir na cidade de Viana", frisou.

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho