18/10/2017 11h06

Paes: Laranja da Terra e Itarana também vão unir esforços pela melhoria da aprendizagem

Os municípios de Laranja da Terra e Itarana assinaram, nesta terça-feira (17), o termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve nas cidades para celebrar a união de esforços entre as prefeituras e o Governo do Estado para fortalecer a aprendizagem dos estudantes capixabas.

Nos dois municípios, os eventos contaram com a participação dos prefeitos e dos secretários municipais de Educação. Juntos, Estado e municípios vão propor ações para melhoria dos indicadores educacionais, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

“Sabemos do grande desafio que é a educação básica. O regime de colaboração vem para tratar cada local de forma individual, pois sabemos que em cada município há uma situação diferente. Vamos buscar um ensino de qualidade, diminuindo a desigualdade. O conhecimento é a maior riqueza que podemos ter”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Aproveitando a ida aos municípios, o secretário Haroldo Rocha visitou também escolas estaduais onde conversou com a equipe de professores, sobre os trabalhos desenvolvidos.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

Para fortalecer a aprendizagem dos estudantes capixabas, a proposta do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo é implantar ações envolvendo a união de esforços entre Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educações também sejam alcançadas.

Até o momento, 35 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, está indo em todos os municípios pra formalizar a assinatura do termo de adesão com os prefeitos.

Além disso, mais 34 já demostraram interesse em fazer parte do Paes: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Jaguaré, Marataízes, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama e Vila Pavão.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Gustavo Rosa