Paes: Linhares também vai somar esforços para fortalecer a aprendizagem dos estudantes
Mais um importante município vai somar esforços pela melhoria da qualidade da educação básica. Linhares assinou, nesta quinta-feira (14), o termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Juntos, Estado e municípios vão propor ações para melhoria dos indicadores educacionais, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.
“O Paes não é um programa da Sedu ou do município, é um programa da sociedade. Sozinhos, caminhamos até um ponto, juntos vamos mais longe. Precisamos pensar a educação como um bem público, de maneira integrada, equilibrada, e vamos escrever uma nova história no cenário capixaba. Educação é método, esforço e trabalho em sala de aula. E precisamos muito do apoio das famílias”, disse Haroldo.
O prefeito de Linhares Guerino Zanon reforçou que a participação de todos será fundamental para o sucesso do Paes. “Houve um amplo debate entre nossas equipes para esse momento que eu estava ansioso. O Paes surge como mais uma ferramenta para nos auxiliar na construção de uma Linhares mais educadora. Para a melhoria dos indicadores sociais é necessária a melhoria dos indicadores da educação. Convido as famílias que acreditam na educação de seus filhos, em um futuro de oportunidades, para nos apoiarem na melhoria da aprendizagem. O Pacto vai dar a eles um futuro melhor e promove um verdadeiro salto na trajetória do nosso Estado”, afirmou.
Aproveitando ida ao município, o secretário Haroldo Rocha visitou também as escolas estaduais Profº Manoel Abreu, Luiz de Camões e o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) onde conversou com a equipe de professores, sobre os trabalhos desenvolvidos.
A diretora da Escola Luiz de Camões Judite Apolónia Adami do Rosário ficou muito feliz com a presença do secretário Haroldo. “Esse momento de diálogo e compreensão nos alegra demais, pois é um reconhecimento do nosso trabalho. Pudemos apresentar todo nosso potencial, o belo trabalho em equipe que fazemos e tenho certeza que as outras unidades de ensino também estão contentes com esse itinerário às escolas”, atribuiu a diretora.
Pacto pela Aprendizagem no ES
Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.
As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.
Até o momento, 33 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, está indo em todos os municípios pra formalizar a assinatura do termo de adesão com os prefeitos.
Além disso, mais 36 já demostraram interesse em fazer parte do Paes: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindemberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marataízes, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama e Vila Pavão.
O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.
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