27/05/2022 14h56

Painel sensorial voltado ao público infantil é instalado no CRE de São Mateus

O Centro Regional de Especialidades (CRE), em São Mateus, ganhou um novo equipamento que tem ajudado a entreter crianças que passam diariamente pelo local para se consultar: o painel sensorial. O material, desenvolvido por profissionais da unidade, tem feito sucesso entre os pequenos.

Segundo a idealizadora do painel, a psicóloga da unidade Rayanne Suim, a ideia surgiu com a observação doa dia a dia do serviço, uma vez que o Centro recebe muitas crianças para consultas. “Achei que seria um instrumento interessante para que as crianças pudessem brincar e ter um incentivo. A proposta é que elas possam, com apoio do painel, se comunicar, se expressar e interagir com outras crianças. O objeto proporciona o contato com materiais que elas podem manusear e ampliar sua percepção”, explicou. 

A construção do painel se deu com materiais disponibilizados e já em desuso do próprio CRE e, desde a sua instalação em abril deste ano, a profissional relata que percebeu mudanças na interação do público infantil.

“Antes do painel, muitas crianças ficavam na sala de espera mexendo no celular. Depois da instalação do equipamento, elas encontraram uma nova forma de brincar e de interagir com o outro, acabam conversando com as demais crianças e criando uma rede com outros pais”, disse a psicóloga Rayanne Suim. 

Com o sucesso da atividade, a profissional destaca que novos painéis devem ser produzidos futuramente, enquanto viabilizam uma brinquedoteca no CRE para as crianças.  “O adulto já entende, mas a criança, em muitos casos, associa o jaleco branco e todo espaço branco a coisas ruins, como injeção ou remédio, e quando ela chega nesse ambiente com o painel colorido, acredito que passa a perceber que tem algo que é feito para ela. Isso é uma forma de fazer com que se sinta pertencente ao espaço. Faz o local ficar menos adulto e mais lúdico”. 

E quem confirma o sucesso da atividade é a usuária Weslane Pereira, mãe de Cauã e Camila. “Eu já trazia meus filhos, mas depois que colocaram o painel, toda vez que venho, eu sempre elogio. Estou apaixonada. O painel, além de despertar a parte sensorial das crianças, é uma distração para o período em que estão aguardando para serem consultadas”, afirmou a mãe.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br       

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Anna Carolina Otoni

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard