05/12/2010 14h04 - Atualizado em 15/01/2019 15h39

Pais e alunos se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar

Aprender e ensinar. Esta foi a tarefa desenvolvida para 600 crianças e 20 pais que, ao longo de 10 semanas, se dedicaram às aulas sobre a conscientização do não envolvimento com drogas, promovidas pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Depois de terem participado dos encontros e realizado as lições de casa juntos, o grupo se reúne nesta segunda-feira (06), na cerimônia de Formatura do Proerd, que acontece às 18h30, em Jardim da Penha, Vitória.

Na ocasião, todos receberão certificados pela participação e presença nas aulas que incluíram uma novidade: o Proerd para Pais. Paralelamente às instruções passadas por policiais militares às crianças da 4ª série de escolas públicas e particulares da Grande Vitória, outro grupo de alunos – os pais – também se reuniu com instrutores do Proerd para receber a capacitação.

Por meio de dinâmicas diferenciadas, policiais militares desenvolveram atividades lúdicas com os jovens, durante as quais trabalharam assuntos como os malefícios causados pelo uso de diversos entorpecentes e a atenção na escolha dos amigos.

Com os pais não foi diferente. A partir de um programa dividido em cinco lições, eram fornecidas informações relevantes sobre drogas e uso desses entorpecentes. Em todas as aulas, os militares também ensinaram aos pais como eles podem identificar sinais de envolvimento dos filhos com uso de drogas. Além disso, os responsáveis pelas crianças tiveram a oportunidade de aprender como criar um ambiente positivo em seus lares.

Integração

Representantes da ação social da PMES participaram na última semana do VI Encontro Nacional de Instrutores Proerd e Pedagogos, em Curitiba (PR), onde apresentaram o trabalho desenvolvido por meio do Programa em unidades de ensino no Espírito Santo. O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), proporcionou a integração de vários estados que trabalham com esta ação.

Durante o encontro, foram apresentados temas como: “Crack, origem, exclusão social, violência: epidemia do século XXI?”; “O papel social da mídia na formação da opinião pública em relação à prevenção ao uso de drogas”; “Neurologia da dependência química – uso do crack e outras drogas de maior prevalência social”; “Experiências e práticas sociais do Proerd no Paraná e Brasil”;  e “O programa “Policiamento Comunitário Escolar”.

O coordenador do Proerd no Espírito Santo,  major Jair Gomes, destaca que o encontro agregou valor pela oportunidade da troca de experiências. “Participar deste evento foi de fundamental importância, pois assim, alinhamos nossas ações com os trabalhos realizados nos outros estados do Brasil”.


Serviço:
Formatura para 600 jovens do Proerd e 20 adultos do Proerd para Pais

- Data: segunda-feira (06)
- Horário: 18h30
- Local: Igreja Batista de Jardim da Penha, em Vitória



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard