24/08/2010 19h35 - Atualizado em 22/01/2019 14h16

Palestra sobre a reformulação de norma do Sistema Único e Assistência Social conta com participantes de 67 municípios

A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Espírito Santo (Cogemases), realizaram nesta terça-feira (24), no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha, a palestra sobre a Reformulação da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).

O evento, que teve como objetivo promover o debate entre os gestores municipais da Assistência Social sobre a reformulação da norma operacional do SUAS, contou com a presença representantes de 67 municípios do Estado. Participaram da palestra a subsecretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Mirian Dantas; a diretora do Departamento de Gestão do SUAS, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social  (SNAS/MDS), Simone Albuquerque; e a presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), Nazaré Pimentel.

De acordo com a subsecretária da Setades, Mirian Dantas, o interesse dos municípios em participar da palestra demonstra o comprometimento que eles tem tido com a Assistência Social.

“O Governo do Estado tem aumentado o investimento em Assistência Social de maneira consistente e gradativa. Saltamos de um orçamento de R$5 milhões para R$100 em cinco anos. Hoje, 77 municípios do Estado têm um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) construído, ou em construção, com recurso estadual. O único que ainda não recebeu, é porque ainda não disponibilizou o terreno para a construção do Centro”, afirmou.

A diretora do MDS, Simone Albuquerque, destacou a evolução do SUAS nos últimos cinco anos e a melhoria na prestação de serviços para a sociedade. “Hoje nós temos um Cadastro Único de Informações Sociais (Cadúnico) muito melhor do que a cinco ou seis anos atrás. Também temos uma ferramenta estatal que presta serviços com mais qualidades aos que mais precisam, com essa reformulação, a intenção é dar sequência no processo de evolução do SUAS”, afirmou Simone Albuquerque.

A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social foi modificada este ano, no intuito de aprimorar a gestão dos serviços socioassistenciais, para assim poder beneficiar e melhorar os atendimentos à população.

Assessoria de Comunicação / Setades
Edgard Corrêa / Flávia Pinheiro