Palestra sobre Cyberbullying lota auditório da Esesp
Com auditório lotado, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou, na manhã desta terça-feira (30), uma palestra sobre o Cyberbullying. O encontro recebeu cerca de 130 participantes e teve o objetivo de promover uma reflexão sobre os comportamentos adotados nos ambientes digitais e os impactos provocados por eles na vida real.
O palestrante foi o especialista Gilberto Sudré, que iniciou o bate-papo com uma discussão sobre as potencialidades trazidas pela internet, o seu uso na sociedade e os cuidados necessários para utilizar essa importante ferramenta com segurança e responsabilidade. De acordo com o profissional, a web não é uma terra sem lei.
“As legislações e regulamentações que temos em nossa sociedade podem ser aplicadas ao mundo digital. Ou seja, as nossas práticas podem gerar consequências. Já há casos que foram julgados e que os responsáveis foram punidos. Por isso, é importante entender que não podemos fazer de tudo na internet”, explicou Sudré.
O profissional ainda falou sobre as ameaças no ambiente virtual, deu dicas para identificar o perfil de pessoas que praticam cyberbullying e mostrou como se proteger de ataques. Temas como o bom uso das redes sociais e a privacidade também entraram em discussão. A ideia, explicou o especialista, é que os usuários saibam reconhecer atitudes positivas e negativas ao navegar na web.
“Quando você faz algum tipo de ação na vida digital, isso pode impactar na sua vida real. Isso gera consequências bastante negativas na questão pessoal e familiar e, muitas vezes, apresenta influências até no campo profissional. Ou seja, são reflexos sérios causados por ações que muita gente entende ser brincadeira, mas não é”, completou.
A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni participou da abertura do evento. Durante suas boas-vindas, ela fortaleceu a importância de se refletir sobre o tema. “Queremos que esta Escola de Governo seja o espaço onde essas discussões ganhem destaque. O nosso objetivo é disponibilizar informações que possam transformar atitudes e gerar resultados para sociedade”, disse.
Além de servidores públicos do Estado e dos Municípios, o encontro também contou com a participação de estudantes da Escola de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos.
Texto: Renan Chagas
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
3636-6720 / 3636-6719
renan.chagas@esesp.es.gov.br