30/05/2023 10h54

Para atrair serviços de qualidade, Bandes promove encontros sobre o ES Inteligente

ada vez mais compromissado em garantir a modernização aos municípios capixabas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) promove uma série de webinários para associações empresariais de prestadores de serviços e fornecedores alinhados ao que é proposto pela modelagem do Programa ES Inteligente.

Os objetivos são apresentar o programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e dialogar com os associados a respeito das oportunidades de negócios para as empresas que podem participar de processos licitatórios nos municípios capixabas. Os encontros serão com as associações das áreas de Elétrica e Eletrônica, de Energia Solar Fotovoltaica, Saneamento, Limpeza Pública e Resíduos e Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais.

O programa de inteligentização de cidades é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que tem como objetivo transformar os municípios capixabas em verdadeiras smart cities, proporcionando a melhora na qualidade de vida da população e da infraestrutura local, e possibilitando que as cidades sejam atraentes para a instalação de parques industriais, com a consequente geração de empregos e renda para a população.

Com o sucesso dos processos licitatórios, mais de 1,5 milhão de cidadãos capixabas serão beneficiados com os serviços de qualidade prestados. “O programa traz benefícios significativos para a população, como serviços públicos eficientes, melhor mobilidade urbana, gestão otimizada dos recursos, inclusão digital e participação cidadã. Isso resulta em uma melhor qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, igualdade de oportunidades e uma cidade mais agradável para se viver”, afirmou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.

Os webinários

Os encontros on-line promovidos pelo Bandes serão uma oportunidade para que as empresas ligadas às associações conheçam mais sobre o programa de PPPs pioneiro em todo o País e que tem sido considerado um exemplo a ser replicado em outros Estados. Por meio da iniciativa, espera-se que mais empresas conheçam o ES Inteligente e se interessem em participar das licitações, o que pode trazer benefícios para toda a economia do Espírito Santo.

De acordo com o diretor de Negócios, o ES Inteligente é uma grande oportunidade para as empresas de todo o País se destacarem no mercado capixaba. "É verdadeiramente uma troca entre as empresas e a população. No final das contas, todos ganham com o término dos serviços contratados. Com a seleção realizada pelo processo licitatório, é possível assegurar que atividades de qualidade serão prestadas para os capixabas, ao passo em que essas empresas terão oportunidade de estarem engajadas com projetos inovadores e de grande escala e impacto, em um modelo totalmente novo", pontuou Kneip.

Com uma equipe multidisciplinar do Bandes e do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, o município interessado em desenvolver sua infraestrutura por meio das PPPs terá todo o suporte para estruturar o projeto: estudos de viabilidade, análises legislativas e de mercado do município e sua adequação, se necessário. A equipe também presta apoio na elaboração dos documentos finais, na submissão do projeto à consulta pública e no acompanhamento do processo licitatório.

Kneip também explicou que atrair fornecedores especializados para oferecer serviços nas cidades espírito-santenses é primordial para o desenvolvimento do Estado. “Um trabalho qualificado proporciona mais inovação, qualidade e eficiência para a prestação de serviços, o que é fundamental para a satisfação e a melhoria da qualidade de vida da população. É por isso que estamos empenhados em promover o Programa ES Inteligente e em incentivar a participação de empresas de todo o País. Acreditamos que essas parcerias serão benéficas tanto para o setor empresarial quanto para a sociedade como um todo”, salientou.

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/municipios

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes