22/08/2024 16h25

Parceria abre oferta da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em Linhares

As Secretarias da Justiça (Sejus) e da Educação (Sedu), por meio da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), deram início, nessa terça-feira (20), às aulas do Curso de Informática Básica destinadas aos estudantes em situação de privação de liberdade do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).  O curso marca a implantação do Programa Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Ministério da Educação.

O curso será ministrado na unidade prisional que está equipada para desenvolvimento das atividades teóricas e práticas. As aulas ocorrem dois dias por semana, totalizando oito horas semanais.

“O curso de informática básica vai auxiliar no letramento digital do público-alvo do projeto, possibilitar sua inclusão no mundo das tecnologias digitais e contribuir para reinserção dos alunos no mundo do trabalho. Dessa forma, também atenderá uma demanda pela oferta de educação básica na modalidade EJA Integrada com a formação profissional, potencializando o processo formativo do estudante privado de liberdade”, destacou Aldo Rezende, coordenador do Programa EJA Integrada EPT do Ifes.

“Concomitante ao curso de informática básica serão realizadas oficinas formativas temáticas com participação de estudantes do programa de mestrado-ProfEPT do Ifes”, complementou o coordenador. Entre os conteúdos ministrados estão: Computador: sua história, estrutura e funcionamento; Introdução ao estudo da informática básica; Internet: uso e recursos; Word: edição de textos; Excel: configuração e fórmulas básicas; Power Point: criação de apresentação de slides, entre outras.

Os internos alunos vão adquirir conhecimentos em diferentes áreas do mundo digital. O subsecretário de Estado da Ressocialização da Sejus, Marcelo Gouvêa, destaca a importância da parceria para ampliação da oferta de ensino profissional nas unidades prisionais do Estado. “O acesso à tecnologia é uma das principais portas para ingresso ao mercado de trabalho e, dificilmente, no cenário atual, será possível uma oportunidade de emprego sem que o indivíduo saiba usar meios tecnológicos como o computador. Esta é mais uma importante parceria para qualificação dos internos nessa área. A Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica só agrega ainda mais valor ao nosso Programa de Ressocialização, que busca reinserir esses jovens na sociedade por meio da educação, do trabalho e qualificação profissional”, pontuou Marcelo Gouvêa.

“A oferta da Educação de Jovens e Adultos integrada à EPT é um exemplo de como a educação pode ser um instrumento de transformação, proporcionando novas perspectivas de vida para aqueles que se encontram em situação de privação de liberdade”, destacou a subgerente de Desenvolvimento Curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Alessandra Ribeiro Alves.

O Curso de Informática Básica também será ofertado na Penitenciária de Segurança Máxima (PSMA1), em Viana, beneficiando 16 alunos. As aulas serão iniciadas na próxima terça-feira (27).

Além disso, o programa também prevê a oferta do curso de Elétrica Básica na Penitenciária Estadual de Vila Velha 1 (PEVV1), no Complexo de Xuri, que irá atender, aproximadamente, 50 estudantes. Ao todo, serão ofertadas 150 vagas da EJA integrada à EPT no sistema prisional.

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima