23/07/2024 12h06

Parceria do Bandes e fundação garante R$ 10 milhões em recursos para Comércio e Turismo capixabas

Com o objetivo de estimular o crescimento e facilitar o acesso ao crédito para os setores do Comércio e Turismo no Estado, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) firmaram uma parceria. Foram disponibilizados R$ 10 milhões, oriundos de repasse do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para um produto exclusivo, com condições operacionais competitivas.

A linha de crédito especial oferece recursos para capital de giro, que podem ser utilizados para despesas operacionais, como aluguel, salários, estoque e materiais de consumo. É uma opção para garantir o fôlego, manter as atividades e se preparar para futuros investimentos. Para ter acesso ao crédito, as empresas podem contar com o atendimento da Fecomércio-ES ou da equipe Comercial do Bandes.

O ano de 2023 foi marcante para diversos segmentos econômicos no Espírito Santo. O comércio capixaba registrou o melhor desempenho desde 2010, com um volume de vendas recorde que superou a média nacional. Ao mesmo tempo, o Índice de Atividades Turísticas teve um crescimento constante nos últimos quatro anos, sinalizando uma recuperação do setor após a pandemia, segundo dados são do panorama da economia capixaba, elaborado pelo Connect Fecomércio ES – Eixo Observa.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, destaca:

"Esses setores são pilares importantes para o Espírito Santo, que representam parte significativa da economia e mantêm milhares de empregos em diversos municípios, sustentando a economia regional. Disponibilizar uma linha de crédito para atender às necessidades específicas destes segmentos é uma forma de apoiar o desenvolvimento regional sustentável, proporcionando às empresas condições necessárias para crescer”, diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, a parceria é importante para a continuidade do crescimento dos setores no Espírito Santo. “O acesso ao crédito é fundamental para que os estabelecimentos possam se desenvolver em suas atividades e, até mesmo, para que o empresariado planeje futuros investimentos. O recurso por meio do Bandes, uma instituição respeitada no Estado, oferece segurança e suporte para os negócios”, reforça.

Apoio ao empreendedorismo feminino
Nos últimos anos, o Bandes tem incentivado a representatividade feminina no cenário empresarial por meio do acesso ao crédito. Somente no primeiro semestre de 2024, quase 45% dos financiamentos aprovados pelo banco foram direcionados a pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, totalizando cerca de R$ 60 milhões.

Com o crédito para o Comércio e o Turismo, não seria diferente: foi disponibilizada uma linha exclusiva para as empresas capixabas lideradas por mulheres, com taxas de juros e prazos de pagamento atrativos.

Linhas competitivas
O diferencial das linhas apresentadas pela parceria entre Bandes e Fecomércio-ES são as taxas competitivas, segundo o gerente Comercial e de Relacionamento do Bandes, Ezequiel Loureiro. “As linhas foram desenvolvidas para ter custos abaixo da média praticada nos mercados nacional e estadual, dando às empresas condições de captação de crédito mais adequadas aos negócios, com custos menores”, declara.

Além disso, as opções de financiamento apresentam um bônus de adimplência como benefício para as empresas. Os clientes que mantêm seus pagamentos em dia têm descontos nas taxas de juros, incentivando a responsabilidade financeira e a pontualidade. Para as empresas com liderança feminina, os descontos são ainda maiores.

Setores no Espírito Santo
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 374.523 empresas, que respondem por 65% do ICMS arrecadado no Estado e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 24 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

Condições operacionais
Bandes Giro Comércio
Limite de financiamento: R$ 300 mil
Prazos: até 36 meses