15/08/2010 12h06 - Atualizado em 22/01/2019 14h50

Parceria em São Domingos do Norte rende bons frutos para o sistema prisional capixaba

“Uma parceria que deu certo”, assim a diretora do Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN), Roberta Boni, resume a relação entre a Prefeitura e a unidade prisional. Com foco na ressocialização, o prefeito Elison Cácio Campostrini uniu forças à equipe da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado no CDPSDN.

“Visitei o local e fiquei impressionado com a qualidade da estrutura. Depois disso, me dispus a atender todas as solicitações feitas pela diretora Roberta Boni. Estamos apoiando programas de saúde com nossos profissionais e cedendo materiais para a ressocialização”, disse o prefeito.

A diretora enumera os frutos dessa parceria. “Temos uma sala de aula com professores ligados ao município, o que garante ao interno um certificado de São Domingos do Norte. Nossa biblioteca tem livros doados, também ganhamos um DVD, mas a participação vai além: materiais que precisamos com urgência e até mesmo a manutenção das vias de acesso são algumas das contribuições da Prefeitura”, disse a diretora.

Pensando no futuro dos internos, Campostrini iniciou negociações com empresas locais, incluindo uma das maiores exportadoras de granito do Brasil. O objetivo, reforça, é garantir trabalho para os egressos do sistema penal. “Temos de começar a estudar formas de absorver essa mão de obra, até porque, quando saem, o que essas pessoas mais precisam é de oportunidade”.

Saúde

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Gisele Cordelari do Rosário, ressalta a importância do trabalho realizado em parceria com a Sejus. “Temos um médico, um dentista e duas enfermeiras fazendo o acompanhamento dos internos. Combatemos a tuberculose, a hanseníase, vacinamos contra a Gripe Influenza Pandêmica H1N1, só para listar alguns dos muitos trabalhos de prevenção realizados frequentemente”, lembra.

Outra ação que rende bons resultados para a unidade é o projeto “Drogas e Suas Armadilhas”, por meio do qual a psicóloga da unidade obteve o perfil dos internos e constatou que mais de 82% eram dependentes químicos. Utilizando o diálogo, a exibição de filmes e palestras educativas, o Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte reduziu os efeitos da abstinência.

“O setor de psicologia da unidade, em parceria com a Pastoral da Sobriedade, alcançou um ótimo desempenho no combate às drogas. Levantamos alguns dados e descobrimos que 79% dos internos não utilizam mais medicamentos psicotrópicos”, revela a diretora Roberta Boni.

Ressocialização

No dia 05 de agosto, pais e filhos se encontraram dentro do Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte. A cerimônia antecedeu o Dia dos Pais, comemorado no domingo (08). Vinte e dois detentos, selecionados por critério de bom comportamento, puderam receber a família em um culto ecumênico marcado pela emoção.

Também participaram do evento a Pastoral Carcerária, o juiz Antônio Carlos Fachetti, da Comarca local, o vice-prefeito do município, Paulo Brum, o escrivão Dediêr Carvalho Alves, e a assessora do Ministério Público, Jane Alves Nogueira. Houve gincana para os participantes, que puderam se confraternizar com os familiares por duas horas.

A ação, lembra Roberta, é um exemplo de sucesso do trabalho de ressocialização. “Quando disse que ia colocar uma sala de aula no Centro de Detenção Provisória, alguns me questionaram, já que os internos ficam pouco tempo na unidade. Hoje, vejo que a educação, por menor que seja o tempo, faz efeito no comportamento dos detentos”, enaltece a diretora.

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rafael Porto