13/10/2010 21h30 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Parque Cachoeira da Fumaça abre inscrições para Conselho Gestor

Estão abertas inscrições para as instituições da sociedade civil organizada que desejam compor o Conselho Gestor do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF). Os representantes das entidades têm até o dia 18 de outubro para comparecer à sede da unidade, localizada no município de Alegre.

A plenária será realizada no dia 28 de outubro, às 8 horas. O objetivo é promover maior participação social na gestão do Parque. Serão escolhidas as instituições que irão representar setores previamente definidos como o turístico, o agropecuário e o de artesanato, por exemplo. A expectativa é que a posse do Conselho seja realizada até dezembro deste ano. Sua composição é paritária, tendo sete instituições para cada representação.

A sociedade civil organizada é representada pela comunidade científica; sindicato rural/patronal; ONGs, setor de artesanato, setor de turismo, associação de produtores rurais e moradores e Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Itapemirim.

Já pelo setor público, participam o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); Instituto Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Polícia Ambiental, prefeituras do entorno do Parque e instituições ensino.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Situado na Região do Caparaó, o Parque teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, por meio do decreto n°2791-E, sendo instituído e ampliado em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n°2220-R e n°155-S. O Parque protege nascentes e remanescentes de um trecho conservado do rio Braço Norte Direito, afluente do rio Itapemirim.

A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação rupestre. Parte da área de pastagem foi restaurada com espécies nativas. Possui exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso.

Ao longo do rio a paisagem apresenta cascatas e corredeiras. Sua flora é marcada por bromélias, helicônias, jacarandás-de-espinho, dentre outros, e a fauna é representada por animais raros como maitaca, martin-pescador-grande, lontra e gato-do-mato-pequeno. É uma das unidades mais procuradas para visitas escolares e por turistas.

Área aproximada: 162,5 ha.
Localização: Município de Alegre e Ibitirama.
Informações: (28) 9884-1890 ou (28) 9904-4824.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema