Parque das Esculturas: conheça detalhes das áreas que vão abrigar as instalações
Para conhecer mais de perto os espaços destinados para as montagens das instalações que farão parte do Parque de Esculturas, dentro do Parque Cultural Casa do Governador, é preciso entender todo o entorno: a Residência Oficial fica localizada numa área em frente ao mar, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, com uma área de cerca de 93 mil metros quadrados, incluindo vegetação de restinga, praia, um heliponto, a residência e um gabinete anexo.
O artista deve pensar na sua proposta entendendo que o local é cercado com flora de espécies nativas e exóticas e fauna diversificada. Também é importante considerar as condições materiais e discursivas, uma vez que, as obras ficarão expostas ao sol, chuva, vento, maresia, interferência de animais diversos e intercorrências do tempo. Cada projeto de escultura e/ou instalação terá disponível uma área com diâmetro de 10 metros para ocupação livre.
Sobre as áreas de instalação
O projeto deverá prever sua instalação levando em consideração as especificidades de cada área, como, por exemplo, as condições de solo, irregularidades e/ou desníveis, presença de vegetação e/ ou rochas. Nenhuma vegetação poderá ser retirada ou deslocada de seu espaço original. Além disso, no ato da inscrição do projeto, deve-se especificar com clareza o tipo de intervenção que será necessária para a montagem da obra, como, por exemplo, escavações, perfurações, sapatas, pilares, vigas, pontos elétricos e/ou hidráulicos; focos de luminotécnica, tirantes e fixações para resistir a ventos fortes.
As esculturas e/ou instalações poderão ser realocadas das áreas previstas pelo proponente no projeto de acordo com a organização da curadoria. Os projetos selecionados terão 30 dias para a atualização do Projeto de Execução e Montagem a partir da especificação das áreas de instalação definitivas pela curadoria.
Descrição dos espaços
Os espaços destinados à montagem das esculturas e/ou instalações são divididos em duas categorias: temporária, que irá selecionar oito projetos (com prazo de duração de um ano) e permanente, que irá selecionar sete projetos.
Temporárias
Para as propostas temporárias, que terão posicionadas oito obras, o local disponibilizado é um bosque, contendo uma área ampla com presença de árvores de grande e pequeno porte, em composição heterogênea com espécies nativas e exóticas, gerando espaços livres que conformam corredores e clareiras, entre as árvores. O solo é areno-argiloso, com superfície alternando entre solo exposto, serrapilheira (camada de folhas secas) e solo revestido por gramas. O local tem canos e tubulações de instalações hidráulicas e/ou elétricas, soterradas no solo, que devem ser observadas nas escavações. A área é suavemente plana, com ligeiros desníveis.
Permanentes
Para as propostas permanentes, sete locais específicos foram disponibilizados.
Conheça:
a) permanente 1: pequeno bosque com presença de árvores de grande e pequeno porte, que se organizam dando espaço a uma pequena clareira. O solo é areno-argiloso e tem presença de serrapilheira. A topografia íngreme e o limite do local são definidos por um muro de pedras ao fundo.
b) permanente 2: área aberta com vegetação rasteira, cactos e agaves. O afloramento rochoso tem presença de espécies herbáceas. O local tem um grande desnível, acidentado.
c) permanente 3: encosta de morro costeiro com solo argiloso. Área com declive acidentado, com presença de afloramentos rochosos e árvores de médio porte.
d) permanente 4: encosta do morro costeiro, em área com declive acidentado. O solo é argiloso com presença de serrapilheira (folhas secas), bosque de árvores nativas e exóticas de médio a grande porte. Sujeito à ação intensa de ventos fortes.
e) permanente 5 (caminho para o heliponto): alto do morro costeiro, em área de declive acidentado. Solo argiloso, com presença de clareira gramada, árvores de grande porte. Sujeito à ação intensa de maresia e ventos fortes. Obs.: observar altura máxima de 3 metros para as instalações.
f) permanente 6 (ao lado do heliponto): alto do morro costeiro em descampado gramado, às margens de mata de tabuleiro, em bosque com espécies arbóreas e arbustivas, de médio a grande porte. Solo argiloso. Sujeito à ação intensa de maresia e ventos fortes. Obs.: observar altura máxima de 3 metros para as instalações.
g) permanente 7 (no caminho das rochas): encosta do morro costeiro próxima ao mar, em descampado gramado, às margens de mata de tabuleiro e vegetação rupestre, com espécies arbustivas, de médio a pequeno porte. Trechos com solo argiloso e rochoso. Sujeito à ação intensa da maresia e prováveis respingos de água salgada, em eventuais estações com maré alta e ventos fortes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Erika Piskac/ Danilo Ferraz / Jória Scolforo
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627