Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça desenvolve primeiras atividades para elaboração de plano de manejo
O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF) deu início às atividades para a elaboração do seu Plano de Manejo. O documento, com fundamento nos objetivos de criação de uma Unidade de Conservação (UC), estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.
Na última semana, as equipes do parque, da Gerência de Recursos Naturais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Greentec Ambiental, consultoria contratada para elaborar o plano de manejo, se reuniram para realizar as primeiras atividades. As agendas envolveram conhecer o parque e suas trilhas e uma reunião pública, cujo objetivo foi apresentar as etapas necessárias à elaboração do documento.
Além das equipes técnicas envolvidas, participaram dessas atividades representantes do poder público federal, estadual e dos municípios de Alegre e Ibitirama, onde o parque está localizado, além de lideranças de comunidades localizadas na Zona de Amortecimento do PECF. “Foram momentos em que tanto a comunidade quanto os representantes do poder público tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e fazer seus questionamentos a respeito do processo”, explicou o gestor da UC, Leoni Contaifer.
Durante a reunião, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o que é um plano de manejo de uma Unidade de Conservação e a importância desse documento para a conservação de áreas protegidas como o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça.
Também foi realizada uma vistoria da Zona de Amortecimento com as equipes do PECF, da Gerência de Recursos Naturais e da Greentec Ambiental, para ver de perto a realidade ambiental da Zona de Amortecimento e ter contato com as comunidades localizadas no entorno do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça.
“Esta é a primeira etapa para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Como o processo de construção desse documento é participativo, serão realizados outros encontros com a comunidade e o poder público para que as visões e interesses de cada grupo sejam contemplados e para que todos nos ajudem na criação de um documento que contribua para a conservação do meio ambiente da região e o seu desenvolvimento sustentável”, ressaltou Contaifer.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES