07/01/2017 10h00

Parque Forno Grande agora tem trilhas autoguiadas

O Parque Forno Grande, em Castelo, está com nova opção de passeio pelo meio da mata. A novidade é que a trilha do parque – que tem cachoeira, a Gruta da Santinha, os Poços Amarelos e o mirante – foi sinalizada. Agora, é possível fazer a trilha sozinho e sem agendamento. São 2.200 metros de um visual de tirar o fôlego.

 

O horário de funcionamento do parque, que é administrado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), é das 8 às 17 horas. O local funciona todos os dias.

O espaço conta com infraestrutura completa:  Centro de Visitantes, banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora. Conta, ainda, com um alojamento para voluntários e funcionários em serviço, além dos pesquisadores.

 

Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há pousadas e restaurantes nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer. 

  

Visitantes

 

Em função da paisagem exuberante e dos aspectos cênicos, a procura dos visitantes pelo Parque de Forno Grande tem aumentado nos últimos anos. Os mirantes proporcionam vista para belas paisagens da região, incluindo a Pedra Azul.  

 

O Parque de Forno Grande possui relevo montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região. Nesse cenário, predominou a colonização italiana, que identificava o pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. Quem visita o espaço pode contemplar, além de quedas d’água e trilhas, uma grande diversidade biológica, com espécies de animais como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco.

 

 

Dicas aos visitantes

  • Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais.
  • Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.
  • O salvamento ou socorro em ambientes naturais é caro e complexo. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.
  • Trate os moradores da área e os funcionários do parque com cortesia e respeito. Seja educado e comporte-se bem. Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura do meio rural.
  • Prefira contratar os serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.
  • Colabore com a educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade.

 

Serviço:

Dias e horários: todos os dias, das 8h às 17h

Como chegar: seguir pela BR 262, sentido Venda Nova, entrar no trevo para Vargem Alta e seguir sentido Caxixe. A maior parte do acesso é em asfalto com apenas 2 km de estrada de terra.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema 
(27) 3636 2591 / (27) 99977-1012 
Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard