24/02/2017 18h50

Parque Nacional do Caparaó é reaberto ao público

O Parque Nacional do Caparaó será reaberto para visitação neste sábado (25), às 7h. A visita será autorizada para pessoas que comprovarem a imunização do vírus da febre amarela, com no mínimo 10 dias de antecedência.

A verificação da imunidade será feita nas portarias da unidade de conservação localizadas em Alto Caparaó, do lado mineiro do parque, e em Dores do Rio Preto, no lado capixaba.

A operação de checagem das informações do documento de vacinação será realizada pelas secretarias municipais de saúde de Alto Caparaó – MG e de Dores do Rio Preto – ES em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A medida foi anunciada pela gestão da unidade de conservação e apoiada pelos prefeitos de Alto Caparaó – MG e Dores do Rio Preto – ES. Os técnicos da área de saúde destes municípios ficarão responsáveis pela conferência dos cartões de vacinação para o acesso à unidade até que o vírus causador da febre amarela seja contido na região.

As pessoas que estiverem em grupos que não podem receber doses da vacina contra a febre amarela, estarão com o acesso ao parque proibido neste período.

Além disto, mesmo com a vacinação em dia, não serão permitidas neste período as reservas para acampamento na unidade de conservação.
O Parque Nacional do Caparaó estava fechado para visitação deste o último dia 03 de fevereiro. A decisão que valia 15 dias e prorrogada por mais 15 buscava resguardar a saúde da população por causa do surto de febre amarela que atinge a região.

Orientações
- É imprescindível, que o turista não imune contra a febre amarela não se dirija à unidade, sua entrada não será permitida.
- O turista deve se preocupar com o uso de repelentes.
- Os macacos não são transmissores para humanos do vírus da febre amarela, portanto, devem ser tratados como aliados na erradicação do vírus.
- Além de vitimas, ao serem contaminados, os primatas cumprem a função de "sentinela", ou seja, alertam para o surgimento da doença e por onde o vírus está se dispersando na paisagem. Por isso, em vez de molestados, devem ser preservados.

Procedimentos
Durante o período de carnaval e nos finais de semana enquanto durar a restrição, a conferência da documentação da vacinação será feita pelos profissionais da saúde nas portarias de Alto Caparaó – MG e Pedra Menina (Dores do Rio Preto – ES), sendo obrigatória no momento do comparecimento à apresentação de documento pessoal com foto e o cartão de vacinação.
Durante os dias de semana os visitantes deverão comparecer primeiro aos postos de saúde de Alto Caparaó, em Minas Gerais ou Pedra Menina, no Espírito Santo, onde após verificação receberão comprovante de autorização de acesso, nominal, individual e datado, que deverá ser apresentado nas portarias do parque, juntamente com o documento pessoal com foto.

O parque permanecerá aberto ao público das 7h às 12h e 13h às 18h.
Os postos de saúde de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (Dores do Rio Preto – ES) funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Outras informações:
Parque Nacional do Caparaó