09/11/2010 00h36 - Atualizado em 18/01/2019 15h28

Paulo Hartung recebe os novos auditores da Secont no Palácio Anchieta

O governador Paulo Hartung recebeu em uma cerimônia de boas-vindas, os 25 novos auditores aprovados em concurso público realizado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont). A reunião aconteceu nesta segunda-feira (08), às 16 horas, no Palácio Anchieta.

Durante o evento, a secretária de Estado de Controle e Transparência (Secont), Angela Silvares, expôs sobre a importância da Lei Complementar nº 478/2009, que alterou a estrutura da então Auditoria Geral do Estado (AGE), transformando-a em Secretaria. “O foco desta lei é a instituição e sua estrutura organizacional, pois amplia sua competência e abre as portas para o controle social nos gastos públicos”.

O auditor Thiago de Faria Dias, que representou o grupo de novos servidores, destacou a importância do concurso na vida de cada um e a expectativa que tem para contribuir ainda mais pelo fortalecimento do controle no Governo do Estado. “A Secont vive um período de crescimento institucional, de capacitação dos seus quadros e de retorno do trabalho realizado pelos gestores. E nós, novos auditores, fazemos parte desta realidade”. Para ilustrar o crescimento social e econômico do Estado nos últimos anos, o servidor usou sua própria experiência de vida como exemplo.

Outra auditora que foi convidada pelo governador para falar em nome das mulheres foi Letícia Campos de Souza. De improviso, ela afirmou que mais do que uma opção, foi uma filosofia de vida quando decidiu pelo concurso público de auditor do Estado. Ela, que substituiu a carreira na iniciativa privada pelo serviço público, disse: “queremos fazer a diferença, com qualidade e seriedade”.

O governador Paulo Hartung afirmou que a função dos auditores é muito importante para o Estado, ressaltando que foi preciso reestruturar o setor quando assumiu o Governo, em 2003. “Uma das primeiras medidas que tomamos foi reorganizar a antiga Auditoria Geral do Estado e a Procuradoria Geral do Estado, duas áreas essenciais para que pudéssemos obter os resultados que estamos conquistando ao longo dos últimos anos”, afirmou.

Hartung enfatizou que a legislação que rege o serviço público brasileiro é arcaica e representa um obstáculo à qualidade e à agilidade. O governador defendeu a realização de uma reforma administrativa, com o objetivo de modernizar a máquina pública, mas ressaltou que enquanto isso não for feito cabe aos gestores buscar formas para fazer com que a administração pública funcione da melhor forma possível.

“Precisamos aperfeiçoar a lei, adequando-a à nova realidade global, e, paralelamente, trabalhar no dia a dia para, dentro das limitações impostas pela burocracia, tornar nossos serviços cada vez mais ágeis e eficientes. Aqui no Espírito Santo estamos trabalhando para que o serviço público seja de primeiríssima qualidade”, frisou, reiterando que o trabalho da Secretaria de Controle e Transparência tem sido fundamental para o bom funcionamento da máquina estadual.


Concurso e capacitação

O concurso da Secont foi realizado em 2009. Foram contempladas quatro especialidades: Administração, Ciências Econômicas, Direito e Engenharia Civil. A nomeação ocorreu este ano, por meio do decreto 858-S, publicado no Diário Oficial do Estado.

Os novos auditores passaram por um ciclo de capacitação promovido pela Secont para formação específica. O objetivo foi de proporcionar desde uma visão panorâmica sobre a Secont, sua organização, estrutura, objetivos, projetos, passando pela atuação do auditor no controle e na transparência até sua participação nas redes de controle e combate à corrupção.  



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Linda Kogure (9891-7629)
linda.kogure@gmail.com
Texto: Larissa Romano Maestri
(27) 36365354
larissa.maestri@secont.es.gov.br

Assessor de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard