19/07/2010 22h00 - Atualizado em 24/01/2019 13h19

Pensando no futuro: financiamento apoia pós-graduação e estudo de idiomas no exterior

Uma alternativa de financiamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apoia o sonho de muitos estudantes: uma linha de crédito para pós-graduação, financiando estudos fora do Estado ou do País, e agora também cursos de línguas.

Para José Antônio Bof Buffon, diretor-presidente da instituição, “o banco está acreditando em um capital humano, que vai investir e crescer no Estado”. Na sua história, o Bandes investiu R$ 33,7 milhões no nicho de pós-graduação. Na linha, são financiados até R$ 40 mil, com juros de 12,68% ao ano – uma das melhores taxas do Estado.

A linha estimula a participação de graduados em cursos de idioma no exterior e especialização, visando o aprimoramento técnico e estimulando a constituição de um mercado de trabalho qualificado e competitivo. O valor máximo financiável é de até R$ 40 mil e prazo total de até 63 meses, incluindo até 36 meses de carência. A taxa de juros é de 12,68% ao ano.

A linha financia a participação em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado); especialização lato sensu, com carga horária de, no mínimo, 360 horas; especialização, exclusivamente no exterior, de no máximo 360 horas, desde que em área do conhecimento condizente com sua formação universitária; e curso de idiomas no exterior, de no mínimo quatro e no máximo 26 semanas.

Podem pegar o financiamento graduados residentes e domiciliados há pelo menos três anos no Espírito Santo.

Confira as condições de financiamento:

- Beneficiários: graduados, residentes e domiciliados há pelo menos três anos no Espírito Santo, que atendam às exigências definidas pela linha de crédito;

- Itens financiáveis: cursos de pós-graduação “stricto sensu” e cursos de especialização “lato sensu”. E intercâmbio para aprendizado de idiomas no exterior, em cursos de 4 a 26 semanas;

- Valor máximo financiável: R$ 40 mil;

- Prazo: até 63 meses;

- Carência: até 27 meses;

- Amortização: até 36 meses;

- Juros: 12,68% ao ano.

Mais informações: www.bandes.com.br ou 0800 283 4202

Esta e outras reportagens podem ser lidas no jornal Conexão Bandes.

Assessoria de Comunicação do Bandes
Lena Mara Leite Gomes