21/10/2010 17h12 - Atualizado em 21/01/2019 12h05

Pesquisador discute relação entre Nuno Ramos e João Cabral de Melo Neto, no Maes

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) promove nesta quinta-feira (21), às 19 horas, a roda de conversa “Um diálogo entre Nuno Ramos e João Cabral de Melo Neto”, com o artista Ricardo Ramos Costa, pesquisador da obra do poeta e diplomata pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999). A inscrição para a atividade é gratuita e pode ser feita pelo e-mail maes.comunicacao@secult.es.gov.br.

Nuno Ramos, além de escultor, pintor e desenhista, é cenógrafo e ensaísta e suas obras estão em exposição no Maes. Ele também tem forte relação com a literatura. Inclusive ganhou o Prêmio Portugal Telecom no ano passado, com o livro "Ó", um conjunto de narrativas poéticas.


Assessor. de Comunicação/Secult

Uma das obras de Nuno Ramos.



Essa atração pelas letras está explícita em sua exposição. Chamada “Só Lâmina”, a mostra apresenta uma série de 11 desenhos do artista, baseada nas estrofes do poema “Uma Faca, só lâmina”, de João Cabral de Melo Neto.

E é essa relação entre artista e poeta que será o ponto principal da discussão com Ricardo Ramos Costa, que é mestre em Literatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutor na mesma área pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O debate será mediado por Érika Sabino, mestre em Estudos Literários e Semiótica.

Só Lâmina até 14 de novembro

A exposição “Só Lâmina”, do artista Nuno Ramos, já recebeu mais de mil visitantes desde sua abertura, no dia 05 de outubro. O espaço cultural, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), funciona no Centro de Vitória, de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e nos sábados e domingos, das 12 às 18 horas. A entrada é franca.

Além de uma parte denominada “Só Lâmina”, a exposição é dividida em outros dois eixos “Luz Negra” e “Carolina”. Nelas, o artista mescla pintura, escultura, desenho e até som.

Na instalação "Luz Negra", caixas acústicas foram enterradas no chão, de onde sai a voz de Nelson Cavaquinho cantando "Juízo Final". A outra obra também é lida com o som, mas numa outra vertente. Trata-se de uma sequência de frases gravadas que sugerem um pouco do repertório de tudo que se fala diariamente numa grande cidade; e a interminável e bela cacofonia íntima da metrópole, que uma ausente ouvinte, “Carolina”, escuta.


Serviço:

Roda de Conversa “Um diálogo entre Nuno Ramos e João Cabral de Melo Neto”
- Com Ricardo Ramos Costa
- Mediadora: Érika Sabino

- Data: Quinta-feira (21)
- Horário: 19 horas
- Local: Auditório do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
- Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória
- Entrada fraca
- Inscrições: maes.comunicacao@secult.es.gov.br

Exposição “Só Lâmina”, de Nuno Ramos
Até 14 de novembro
Horário de Visitação: Terça a sexta-feira – 10 às 18 horas
                             Sábado e domingo – 12 ás 18 horas
Visitas mediadas pelo site www.secult.es.gov.br




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.twitter.com/secult
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard