PGE alcança marca de 1,6 milhão de páginas de processos digitalizadas
O sistema eletrônico de gerenciamento de processos da Procuradoria Geral do Estado – PGENet, implantado em 2008, registrou a marca de 1,6 milhão de páginas digitalizadas. São mais de 13 mil processos tramitando eletronicamente, evitando a impressão e armazenamento de milhões de cópias de autos judiciais.
A substituição das cópias impressas pela tramitação eletrônica representa uma redução de 50% no consumo de papel na Procuradoria. O dado foi levantado pela Gerência de Informática a partir dos relatórios de cópias e impressões dos últimos dois anos.
Na maior setorial em volume de processos, a Procuradoria do Contencioso Judicial (PCJ), 24 metros quadrados que eram ocupados por arquivos em papel foram liberados. O arquivo está digitalizado e a área liberada acomoda os procuradores do setor.
Tempo e qualidade
O gerente de informática da PGE, Ariel Leite Siqueira, explica que a qualidade da distribuição de processos foi aprimorada com a tramitação digital. Anteriormente, o procedimento ocorria de forma sequencial, e não era considerada nenhuma característica do processo no momento de dividir o trabalho entre os procuradores.
“O novo procedimento impede que um mesmo procurador receba em série vários processos de curto prazo ou de grande complexidade. A distribuição é mais equilibrada”, conclui Ariel.
O tempo de distribuição também foi reduzido. O procedimento que levava em média 2 horas, agora é realizado em 1h15.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PGE/ES
Thalita Dias
3636-5059/ 9887-8488
comunicação@pge.es.gov.br