08/12/2016 16h55

Plano Estratégico da Agricultura é lançado no Espírito Santo

De olho em 2030 e em comemoração dos 60 anos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), lançou o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 3), durante a solenidade realizada na quarta-feira (07) no Centro de Convenções de Vitória. As prioridades estabelecidas para o próximo ciclo da agricultura do Estado serão inovação, sustentabilidade e agregação de valor aos produtos. 

O PEDEAG 3 é um instrumento de análise do cenário atual e do futuro da agricultura no Estado estabelecendo estratégias e iniciativas que possam ser planejadas, geridas e implementadas com o foco na geração de melhores resultados para o agronegócio capixaba. O estudo foi realizado em 27 cadeias produtivas e para cada uma delas ficaram estabelecidas diretrizes para o desenvolvimento. Foram realizadas 56 oficinas de trabalho, 90 entrevistas com especialistas em cada setor e mais 2.000 entrevistas com produtores.

A solenidade também marcou as comemorações dos 60 anos do Incaper, com ações de valorização da memória institucional, com destaque ao trabalho prestado pelos profissionais que atuaram e os que contribuem com o Instituto. Livros foram lançados e homenagens prestadas a servidores.

O governador Paulo Hartung falou sobre a importância do Incaper para a agricultura do Estado e destacou que o planejamento é fundamental para o desenvolvimento do setor. "Quero apenas ressaltar a importância desta trajetória de 60 anos do Incaper que vem de uma ruptura que o Estado viveu com a erradicação dos cafezais. Desta erradicação, o Espírito Santo deu a volta por cima e hoje é o segundo Estado do País na produção de café. Viramos o jogo com atuação Incaper no uso de tecnologias e capacitação. Fizemos o PEDEAG para colocar de pé a infraestrutura do agronegócio capixaba. É uma ferramenta de navegação do setor que é atualizada constantemente de acordo com as necessidades prezando a sustentabilidade e inovação sempre querendo agregar valor aos produtos capixabas", destacou o governador.

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que o Incaper foi e continuará sendo referência nacional. Ao apresentar o PEDEAG 3, ele pontuou que a agricultura do Espírito Santo passa para o terceiro ciclo de sua história em meio à maior crise hídrica pela qual o Estado já passou. “O Planejamento Estratégico da Agricultura que projeta o futuro da agricultura do Espírito Santo para os próximos anos. Criamos a metodologia de ouvir os produtores e a partir desse diálogo definimos o que é prioritário. O Espírito Santo é o único do País que tem três ciclos de planejamento estratégico projetando o futuro. O primeiro foi em 2003, depois em 2007 e agora o terceiro. E isso já tem ajudado muito para fazer com que a agricultura entre no rumo certo e esteja conectado com as demandas do nosso produtor rural”

Segundo Octaciano, o planejamento até 2030 terá como diretrizes a inovação — como a atração para criação de startups e a mecanização da produção —, a sustentabilidade e a agregação de valor nos produtos.  

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, salientou que nesses 60 anos, o Incaper prestou um dos melhores serviços que uma empresa pública poderia prestar no Brasil e no Espírito Santo. "O campo passou por diversas transformações e devido à enorme contribuição da assistência técnica e extensão rural e também ao desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias, foi possível melhorar a vida de milhares de produtores rurais no Espírito Santo. O sucesso do nosso Estado na agricultura deve-se, em grande medida, a esse Instituto". 

Suzart também reforçou que a tendência do mercado aponta para uma produção competitiva das cadeias globais de produção com qualidade e segurança alimentar, rumo ao conceito de propriedade sustentável. "No atual contexto, é preciso garantir e gerar novas oportunidades aos jovens no campo; atualizar e capacitar técnicos e produtores continuamente e avançar na socialização de conhecimentos técnico-científicos, por meio da criação de um Programa de Pós-graduação do Incaper", explicou.

Também participaram da solenidade o vice-governador César Colnago; o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno; o secretário da Agricultura de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho; o ex-embaixador do Brasil na China, Valdemar Carneiro Leão; o deputado federal Evair de Melo; além de demais autoridades, servidores do Incaper, empresários e produtores rurais.

 

Informações à Imprensa:

Ingrid Castilho

Ingrid.seag@gmail.com

(27)3636-3651

(27) 98895-0928

 

Pedro Callegario

Pedro.seages@gmail.com

(27)3636-3651

(27) 9 8849-9814

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard