10/11/2010 23h06 - Atualizado em 18/01/2019 15h23

Plantio de mudas nativas protege as nascentes do rio Itaúnas em Mucurici

Com o intuito de reflorestar as margens do rio Itaúnas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Mucurici, realizam, nesta quinta-feira (11), o plantio de duas mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica nas margens do rio. A ação pretende proteger as nascentes do rio, conservar a flora e a fauna da região e incentivar a consciência ambiental da população. A atividade será a partir das 08 horas, na Avenida Parque do Itaúnas, em Mucurici. As mudas foram adquiridas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e pesca (Seag).

O evento deve contar com a participação de cerca de 150 pessoas, entre produtores rurais, professores e alunos da rede pública do município e ainda autoridades da região.

Segundo o extensionista do Incaper, Ermelando Pipper, a recuperação de áreas nativas próximo a margens de córregos e rios já deram resultados positivos em Mucurici. “O plantio que foi feito há cerca de dois anos no córrego da Laje e do Jabuti, já mostra uma diferença significativa no volume da vazão das nascentes”, afirma Pipper.

A formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes é denominada de mata ciliar. A vegetação evita erosões nas margens dos rios e consequentemente o assoreamento, mantendo a boa qualidade das águas nos cursos d'água, além de possibilitar a infiltração de água no solo, aumentando o armazenamento no lençol freático.

As duas mil mudas são compostas de árvores nativas como ipês, jequitibás, aroeiras e outras espécies características da Mata Atlântica, que podem ainda servir de abrigo para os animais, auxiliar no deslocamento das espécies nativas e também possibilitar a reprodução da fauna e flora, mantendo assim a biodiversidade da região.

As mudas que serão plantadas nesta quinta-feira (11) foram adquiridas pela Seag e disponibilizadas ao município através do Incaper. Na última segunda-feira (08), outras seis mil mudas adquiridas pela Prefeitura do município também foram plantadas próximas a uma represa que serve como balneário e é um dos pontos turísticos da cidade.

O Incaper vai orientar sobre o espaçamento necessário para o plantio das mudas e também sobre como deve ser o manejo correto das plantas até a recuperação da área reflorestada. Esse trabalho de orientação, feita pelos técnicos do Incaper, já acontece em outras áreas de recuperação ambiental realizadas na região.

Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão