Plantio Direto é alternativa para conservação do solo capixaba
Com o intuito de discutir as possibilidades de adaptação de uma nova tecnologia no cultivo de hortaliças e grãos no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza o 1º Encontro Técnico sobre o Plantio Direto na Palha que acontece nesta segunda-feira (22), das 08h30 às 15h30, no auditório do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Centro-Serrano, em Domingos Martins.
No encontro, cerca de 30 técnicos dos municípios de Afonso Cláudio, Domingos Martins, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante, que estão interessados na tecnologia, vão receber informações sobre a técnica, que tem por objetivo reduzir a erosão do solo nas áreas cultivadas, já que em outras regiões do País que utilizam o sistema foi observado que a erosão diminuiu em 90%. Além disso, o Sistema de Plantio Direto na Palha influencia no melhor aproveitamento da água da chuva ou da irrigação, já que a palha absorve mais água do que o solo sem proteção.
De acordo com a pesquisadora do Incaper, Maria da Penha Angeletti, o Instituto busca introduzir o sistema como uma nova alternativa de plantio para os agricultores de grãos e hortaliças da Região Serrana do Espírito Santo. “Este encontro surgiu da iniciativa do Incaper de começar a introduzir os princípios do plantio direto como alternativa para melhoria dos agroecossistemas para os produtores de hortaliças e grãos da região”, afirma a pesquisadora.
Durante o evento será mostrado o sucesso da adoção da técnica em outras regiões do País, além de apresentar a situação da implantação do sistema em Santa Maria de Jetibá e as experiências do Incaper nos municípios de Afonso Cláudio, Domingos Martins e Laranja da Terra.
Sistema de Plantio Direto na Palha
O SPDP apresenta-se como uma possibilidade de sistema de manejo de solo e de culturas agrícolas reconhecido mundialmente por promover a Agricultura de Conservação. Este sistema tem trazido resultados econômicos positivos para agricultores e para o ambiente rural de várias regiões do Brasil
O sistema é um conjunto de tecnologias baseadas na adoção de três princípios básicos: Eliminar a aração e uso de enxada rotativa, manter o solo sempre coberto com palhas e fazer rotação de culturas.
Programação:
08h30 – Recepção
09h00 – Dinâmica Inicial – Vera Lúcia Martins Santos
09h50 – Sistema Plantio Direto na Palha: Princípios e Benefícios
Maria da Penha Angeletti
10h30 – Intervalo
10h45 – Propriedades Físicas do Solo
Agno Tadeu da Silva
12h00 – Almoço
13h30 – Plantio Direto e Fertilidade do Solo
André Guarçoni
14h30 – Unidades de Observação em SPDP – Laranja da Terra e Domingos Martins
Maria da Penha Angeletti
Situação e Impactos Esperados em Santa Maria de Jetibá
Mario Cesar Ewald / Evelson Sanche Muniz
15h00 – Como Iniciar o Sistema Plantio Direto?
Agno Tadeu da Silva
15h30 – Encerramento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper