14/12/2017 10h00

PMs recebem capacitação de multiplicador no enfrentamento à violência contra mulher

Foto: Assessoria de Comunicação/Polícia Militar

Quarenta policiais militares do Espírito Santo participam de uma capacitação para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, desta segunda-feira (11) até o próximo dia 20, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os policiais integram o programa Patrulha Maria da Penha, que realiza visitas tranquilizadoras às mulheres capixabas sob medidas protetivas contra companheiros. A capacitação é oferecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJ).

 

O objetivo é formar multiplicadores dentro da Polícia Militar para o enfrentamento da violência doméstica familiar contra mulheres. Além do Espírito Santo, policiais militares de Goiás, Bahia e Sergipe também participam do treinamento, em seus respectivos estados.

 

O secretário de Estado de Segurança, André Garcia, destacou que o trabalho proativo dos policiais capixabas, os resultados alcançados nos últimos anos com atendimento humanizado de vítimas nas residências, e investimentos em ações e na capacitação dos policiais chamaram a atenção da Senasp.

 

“Essa capacitação é proativa. Começam pelo Espírito Santo pelos resultados que conquistamos. Nossos policiais militares são capacitados, treinados, estão recebendo novos recursos e são importantíssimos para o enfrentamento de crimes de violência doméstica e familiar. São eles que realizam visitas tranquilizadoras e conhecem o dia a dia das vítimas”, explicou o secretário.

 

Delegado Federal Rinaldo de Souza, diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública da Senasp/MJSP.

 

"Com essa ação reforçamos a parceria da Senasp com os estados, buscando ampliar as ações na preservação da vida e a redução de homicídios dolosos, feminicídio e de violência contra as mulheres. Ao final do curso estes policiais se tornarão multiplicadores do conhecimento", explicou.

 

Em todas as edições são oferecidas 60 horas/aula, divididas entre disciplinas como Relações de Gênero e Direitos Humanos; Atuação Legal; Técnica Policial na Perspectiva da Patrulha Maria da Penha; e Instrumentos de Controle e Proteção na Prevenção e Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

 

 

Informações à imprensa

Coord. Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Júnior Costa

Tels: (27) 98895-0391 / 3636-1572

E-mail: jrcostah@gmail.com        
Site: www.sesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard