12/09/2024 15h16

Podcast para meninas negras capixabas está disponível em plataformas digitais

O Podcast “Papod Preta”, projeto protagonizado e feito para meninas negras capixabas, está no ar. Com foco nos desafios enfrentados durante a transição para a vida adulta, os cinco episódios do podcast estão disponíveis no Spotify e no Youtube, debatendo temas como saúde mental, relacionamentos e autoestima.

“O Papod Preta nasceu do desejo de compartilhar com meninas negras informações e conselhos que eu gostaria de ter ouvido na minha adolescência, quando o racismo me fez odiar a mim mesma”, compartilha a idealizadora do projeto, jornalista e produtora cultural, Nicolly Credi-Dio.

Com convidadas imersas em diferentes áreas, o objetivo do podcast é proporcionar debates que ajudem meninas negras a lidar com os desafios típicos do processo de transição para a vida adulta. Os temas foram discutidos a partir do relato e depoimentos das próprias ouvintes, que tiveram espaço aberto para compartilhar dúvidas, experiências e inquietações sobre essa fase da vida.

“Tirar esse projeto do papel foi muito gratificante e, agora, espero que ele encontre as meninas para as quais ele foi feito e converse pessoalmente com cada uma delas”, ressalta Nicolly.

Além dos episódios disponíveis para audição, o Papod Preta também nasceu com o objetivo de ser um ponto de apoio e de utilidade pública para as ouvintes. Na página do podcast no Instagram (@papodpreta), estão disponíveis conteúdos sobre serviços públicos que podem ser acessados no Espírito Santo, além de indicações de obras produzidas por mulheres negras.

E esse é só o começo. A segunda temporada do Papod Preta já está confirmada, com previsão de ir ao ar no primeiro semestre de 2025, no formato de videocast. “Para mim, se esse podcast for capaz de fazer uma menina negra olhar para si mesma com mais orgulho e autoconfiança, ele já terá sido um sucesso”, pontua a idealizadora.

O Podcast “Papod Preta” é realizado com recursos da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 03/2022 – Seleção de Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba.

Ouça o Papod Preta no Spotify: https://open.spotify.com/show/78ZlDAo9D6EvNEpx562csI?si=YbiGLj48SJyqCCChLfD_lQ

Ouça o Papod Preta no Youtube: https://youtube.com/@papodpreta?si=JW0U_zRmJLxWKrDz

Instagram: @papodpreta

Assessoria de Comunicação da Secult