08/11/2010 22h22 - Atualizado em 18/01/2019 15h29

Polícia Ambiental fiscaliza lagoas e rios durante o período da piracema no Estado

A Policia Militar,  por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), iniciou no dia 1º de novembro as fiscalizações em lagoas e rios do Estado, uma vez que está proibida até o dia 28 deste mês a pesca durante o período da piracema.  As fiscalizações já obtiveram resultados: na última sexta-feira (05), na Serra, 35 quilos de pescados foram apreendidos e nove pessoas detidas.

A fiscalização do período da piracema - época em que os peixes sobem os leitos dos rios para reprodução - é de extrema importância. “Nesta época do ano a pesca é facilitada  pela quantidade de peixes que nadam contra a correnteza. Portanto, este é o momento de fiscalizar as regiões de lagoas e rios para que a perpetuação das espécies possa ser garantida”, explica o comandante do BPAmb, tenente coronel Leonardo Marchezi dos Reis.

De acordo com coronel Marchezi quem for flagrado contrariando a lei será punido. “A fiscalização é para fazer cumprir a lei e garantir melhor qualidade de vida aos pescadores e consumidores que necessitam da pesca para sobreviver. A punição varia de acordo com o local e o tipo de instrumento de pesca utilizado. A multa pode chegar a R$ 1.000,00”, destacou.

A população que quiser manter o consumo de peixe durante o período de defeso deve recorrer a criações de peixes registradas no Registro Geral da Pesca, do Ministério da Pesca e Aquicultura.

 Fiscalização

A fiscalização do BPAmb, em função do período da piracema, realizada na última sexta-feira (05), também resultou  na apreensão de seis tarrafas e seis redes de espera. O material foi localizado nas lagoas Joara e Jacuném, na Serra.

Serviço
Mais informações sobre o Registro Geral da Pesca no www.mpa.gov.br



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard