23/01/2017 13h14 - Atualizado em 23/01/2017 15h56

Polícia Civil firma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública

A partir de agora, todos os cursos a distância oferecidos pela Polícia Civil serão realizados em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A parceria foi firmada pela Polícia Civil – por meio da Academia de Polícia (Acadepol) – no último dia 16 e contou com a presença do chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré; do representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) junto a Senasp, o tutor master Adriano Lovatt Poletti; e do diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel. Na ocasião foi feito o planejamento das ações e também foram acertados quais cursos serão disponibilizados pela Senasp para serem desenvolvidos pela Acadepol.

O chefe da Polícia Civil informou que os primeiros policiais beneficiados serão os investigadores que estão fazendo curso de atualização profissional na Acadepol. “Aproveitamos a parceria para otimizar  os recursos disponíveis, inovar academicamente e capacitar os  novos investigadores. Os cursos da Rede Nacional de Educação a Distância são de alto padrão pedagógico e atendem nossas perspectivas na formação policial”, destacou.

O tutor master informou que os novos investigadores de polícia estão matriculados no “Módulo Academia”, o qual é dividido em duas fases. “Na primeira etapa, que vai até o dia 1º de março,eles farão os cursos de Investigação Criminal I, Condutores de Veículos de Emergência e Local de Crime, isolamento e preservação. Já na segunda, os novos policiais vão aprender sobre Investigação Criminal II, Relatório de Local de Crime e Violência, Criminalidade e Prevenção. Esses cursos foram escolhidos para atender a demanda específica da Acadepol durante a capacitação de atualização dos novos investigadores de polícia”, ressaltou.

O diretor da Acadepol afirmou que durante a reunião também ficou acertada a disponibilização de 300 vagas para o Curso de Condutores de Veículos Emergência (CVE) na plataforma EAD. “Deste total, 50 vagas foram destinadas para os novos investigadores. Em breve, divulgaremos a forma e o prazo para inscrições dessas 250 vagas restantes para todos os policiais civis”, informou Heli Schimittel.

Curso de atualização dos novos investigadores

A aula inaugural do curso de atualização dos novos investigadores foi realizada no dia 3 de janeiro, no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória. Os novos investigadores já tiveram aulas de armamento e, na última quarta-feira (18), receberam as carteiras funcionais na Acadepol.

O curso possui uma carga horária de 504 horas aulas e a previsão do encerramento está marcada para o início do mês de maio. Os policiais também terão aulas teóricas sobre Ambientação na Administração Pública; Introdução Forense Computacional; Introdução a Investigação Policial; Língua e Comunicação; Organização Policial Civil e Disciplinar; Relações Interpessoais; Sistema Delegacia Online; Sistemas informatizados e cadastros policiais; Técnicas de Revista, Contenção, Imobilização e Condução; Telecomunicações Policiais; Uso diferenciado da Força; Conduta Policial; Estatuto da Criança e do Adolescente; Ética, Cidadania e Direitos Humanos; Lei Maria da Penha; Nivelamento em Tecnologia da Informação; O trabalho do investigador de polícia nos dias atuais; Orientações sobre o Sistema de Ensino à Distância (EAD) e Qualidade no atendimento ao Cidadão.

Os novos investigadores tomaram posse no dia 2 de janeiro na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Já a lista com os nomes dos novos 56 investigadores de polícia foi publicada no Diário Oficial do dia 9 de dezembro. O decreto de número 1779-S foi assinado pelo governador Paulo Hartung; pela secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Maria Oslegher Lemos; e pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

Os policiais fazem parte do concurso público de 1993.

Cursos da Senasp

A Rede Nacional de Educação à Distância (Rede EAD-SENASP) é uma escola virtual criada em 2005 em parceria com a Academia Nacional de Polícia e, atualmente, conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. A escola é destinada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil e visa facilitar e promover a capacitação contínua desses profissionais.

A realização dos cursos são frutos dos acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e os Governos estaduais e municipais, por intermédio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e prefeituras.

As aulas e as avaliações são realizadas a distância, em um ambiente virtual, o que possibilita ao aluno decidir qual o melhor horário para se dedicar aos estudos. Os que não possuem computador ou acesso à internet também podem se inscrever, pois a rede disponibiliza locais de estudo para esses casos. Para isso, basta acionar o tutor responsável pelo curso escolhido que o mesmo irá indicar o local mais próximo para as aulas.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024