10/03/2017 15h54

Polícia Civil inicia ciclo de palestras do projeto “Homem que é Homem” em 2017

Pelo terceiro ano consecutivo, a Polícia Civil deu início às ações do projeto “Homem que é Homem”. Um grupo de 26 homens, que respondem algum procedimento referente à Lei Maria da Penha, participou das orientações sobre o projeto. A reunião foi realizada, na terça-feira (07), no auditório Eduardo Ponzo Peres, na Chefatura de Polícia, em Vitória.

Participaram do evento o superintendente de Polícia Regional Metropolitana e coordenador do projeto, delegado Sérgio de Mello; a psicóloga da Polícia Civil, Ana Paula Milani Patrocínio; a gerente de Proteção à Mulher da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Daniela Figueiredo e integrantes da equipe técnica da Faculdade Integrada de Aracruz (FAACZ).

Durante o evento, a titular do Distrito Policial de Atendimento a Mulher de Cariacica (DPAM), delegada Michele Meira, explicou para os presentes como funciona a Lei Maria da Penha e os aspectos jurídicos dela. Além de receberem as orientações, os participantes também puderam tirar dúvidas a respeito da aplicação da lei que visa a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Ao final da reunião, 18 participantes aderiram ao projeto e decidiram dar continuidade às ações que visam contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

 

“Homem que é Homem”

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para reflexão e responsabilização de homens autores de violência doméstica.

Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Estes homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro acontece por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência e frequência aos outros quatro encontros é voluntária. Em cada um são apresentados conceitos para uma cultura de respeito e não violência.

Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil 
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br 
Texto: Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111

Marina Galvêas (27) 98802-3326
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard