09/09/2010 21h28 - Atualizado em 21/01/2019 16h56

Polícia Interativa do Japão visita Territórios de Paz na Grande Vitória

Representantes da Polícia Interativa do Japão se reuniram na manhã desta quinta-feira (09) com o comando da Polícia Militar do Espírito Santo. O encontro foi presidido pelo comandante geral da Corporação capixaba, coronel Oberacy Emmerich Júnior, e tratou de assuntos relativos à Polícia Interativa no Estado. 

Os japoneses atuam na Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), órgão que é referência no trabalho de integração entre a polícia e a comunidade. Eles vieram ao Estado para conhecer as áreas de Territórios de Paz, como São Pedro, em Vitória; Terra Vermelha, em Vila Velha; Nova Rosa da Penha, em Cariacica; Feu Rosa e Vila Nova de Colares, em Serra; e Nova Betânia, em Viana.

Um dos coordenadores da Jica, Masato Sono, atribuiu a visita ao Espírito Santo a uma troca de experiências. “Sempre estudamos a melhor maneira de nos aproximar da comunidade para ganhar a confiança dela. Já cheguei ao Espírito Santo tendo uma boa impressão do Estado, e conhecê-lo será mais uma forma de explorar a polícia comunitária do Brasil”, disse.

Também participou da reunião a assistente do Projeto de Implementação do Sistema de Policiamento Comunitário do Japão, Carmem Akemi Kawano, e um representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Muriel  Mendonça Dias Silva, que ressaltou o pioneirismo da polícia comunitária do Estado.

“A polícia interativa capixaba é um referencial que também deve ser levado ao Japão. Percebemos que a Polícia do Espírito Santo é aplicada e tem uma preocupação constante em capacitar seus policiais para realização de um bom trabalho nas comunidades”, disse ele.

Para o major Jailson Miranda, a passagem dos representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão pelo Espírito Santo é uma demonstração de reconhecimento do trabalho que a Polícia Militar capixaba está desenvolvendo. “A interatividade com as comunidades é uma preocupação da nossa Instituição e, por isso, é muito positivo e proveitoso ter a oportunidade deste intercâmbio”.

Seminário

Além das visitas técnicas, os representantes da Jica também participam do 2º Seminário de Reestruturação da Polícia Interativa no Espírito Santo, desenvolvido pela Polícia Militar  que acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 8h30, no Anfiteatro do Centro Universitário Vila Velha, em Boa Vista.

Na ocasião, os policiais capixabas terão a oportunidade de, por meio de uma palestra ministrada pelos visitantes, conhecer as ações de proximidade com a comunidade, desenvolvidas no Japão. O seminário contará, também, com palestras sobre os Avanços da Polícia Interativa no Espírito Santo.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa/PMES
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862/ 9846-8680/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br
sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard