Polícia Militar Ambiental e Ibama realizam fiscalização durante Operação Impacto Profundo
Militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA), realizaram nesta quarta feira (28), nos municípios de Linhares e Sooretama, mandados de busca e apreensão em desfavor de 14 pessoas denunciadas por prática de caça de animais silvestres no norte do Estado. A ação, que resultou na apreensão de armas, animais abatidos e pássaros da fauna silvestre brasileira, faz parte da Operação Impacto Profundo III.
A operação, que teve início de madrugada e contou com o apoio de 11 viaturas, culminou na apreensão de oito armas de fogo, nas quais cinco eram espingardas e três rifles, duas capivaras abatidas, quatro pássaros silvestres, sendo um coleiro, um trinca ferro e dois sabiás. Três pessoas foram detidas.
Os acusados foram conduzidos para os Departamentos de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares e para a Delegacia de Polícia de Sooretama e responderão por crime de posse ilegal de armas, de acordo com Estatuto do Desarmamento, e pelos crimes de caça e cativeiro a animais silvestres sem autorização do órgão competente. Além dos crimes, foram aplicados R$ 3.000, 00 em multas. As ações de fiscalização por meio da Operação Impacto Profundo com a unidade militar ambiental continuam em todo o Estado, com o objetivo de inibir crimes como os constatados nesta quarta (28).
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br