16/08/2010 21h00 - Atualizado em 22/01/2019 14h37

Polícia Militar apreende cerca de 1.500 armas de fogo no primeiro semestre de 2010

As ações realizadas pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) resultaram, somente no primeiro semestre deste ano, na apreensão de aproximadamente 1.500 armas de fogo em todo o território capixaba. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 6% do número de armas apreendidas pela Corporação. Entre as apreensões estão revólveres, garruchas, espingardas e pistolas. Nestes primeiros seis meses, o município que apreendeu o maior número de material foi a Serra,  com 168 armas.

O desempenho dos militares em atendimentos a ocorrências e durante os patrulhamentos de rotina neste primeiro semestre de 2010 resultou na apreensão em média de oito armas diariamente. Todo este trabalho faz parte do planejamento de combate à criminalidade desenvolvido pelas Unidades da Corporação, sendo eles os 14 batalhões da PM, as cinco Companhias Independes e as Unidades especializadas, como a Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), o Batalhão de Missões Especiais (BME), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb).

As informações também apontam as regiões com maiores índices de apreensões de armas de fogo. Em primeiro lugar está o município da Serra, com 168 armas localizadas pela polícia. A segunda região é Vila Velha, com 128 apreensões de armas; em terceiro lugar está a cidade de Cariacica com 106 e em quarto lugar está o município de Vitória, com 93 armas apreendidas em patrulhamentos, operações e blitze ao longo deste primeiro semestre.

Estratégia

O trabalho preventivo e repressivo da Polícia Militar tem como objetivo coibir a criminalidade, o tráfico de drogas e, também, reduzir os índices de homicídios. Esta atuação é realizada com base em um planejamento de atuação, resultado dos dados do mapeamento do crime, originado pelo registro de ocorrências no 190. Por isso, a Corporação continua contando com a colaboração da comunidade, que é uma importante aliada no processo de aquisição de informações. Esta parceria resulta, por exemplo, em apreensões de armas como as que a Corporação obteve neste primeiro semestre de 2010.

Para o tenente coronel Ronalt Willian de Oliveira, os dados refletem o trabalho intenso e estratégico da instituição militar. “Estamos nos empenhando cada vez mais para, por meio de ações preventivas e repressivas, proporcionarmos ambientes seguros em áreas consideradas críticas. As apreensões de armas diminuem riscos e favorecem a redução de crimes e, desta forma, contribuem para o trabalho eficiente de segurança pública. Por isso, a Polícia Militar utiliza ferramentas estratégicas, elaboradas pela Instituição militar bem como as disponibilizadas pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Por meio do mapeamento do crime, construído com base no registro de ocorrências, ou nas informações obtidas com o Disque Denúncia, garantimos, muitas vezes, ações que resultam em apreensões importantes,” afirmou.

Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton