25/08/2010 16h55 - Atualizado em 22/01/2019 14h10

Polícia Militar comemora Dia do Soldado com homenagens durante solenidade no Quartel do Comando Geral

Em clima de comemoração, o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) celebrou o Dia do Soldado, na manhã desta quarta-feira (25). A Corporação esteve reunida durante uma solenidade para lembrar o trabalho desempenhado não somente por soldados, mas por todos os militares da Instituição. Estiveram presentes, a subsecretária de Integração Institucional, Magda Cristina Lamborghini, o comandante geral da PMES, coronel Oberacy Emmerich Júnior entre outras autoridades.

O momento foi marcado pelas tradições militares, como o acompanhamento da Banda de Música da PM, o desfile militar, a homenagem ao primeiro comandante da Corporação, o coronel Lízio Carvalho de Araújo, de 79 anos, e aos demais ex-comandantes da Instituição. Além disso, o sargento Ricardo Zamprogno, do 1º Batalhão da PM foi o homenageado como o Destaque Operacional da PMES neste primeiro semestre, por alcançar resultados positivos durante as ações policiais.

O coronel Lízio Carvalho de Araújo, de 79 anos, instituiu a polícia feminina no Estado, em 1983. Sargento Ricardo Zamprogno foi o homenageado como o Destaque Operacional da PMES.

O Dia do Soldado também foi oportuno para formar  mais soldados e disponibilizá-los ao trabalho operacional nas ruas da Grande Vitória. Durante a solenidade, o comando da PM formou 41 soldados remanescentes da última turma do Curso de Formação de Soldados (CFSd). Estes passam a integrar a Corporação, composta, no total, por cerca de 10 mil policiais militares em todo o Estado.

O coronel Emmerich parabenizou a todos os militares pela data representativa e enfatizou que as comemorações se estendem às conquistas adquiridas pela Corporação, que visam a implementos e estratégias a fim de garantir a segurança para a sociedade.

“O Dia do Soldado pode ser considerado o nosso dia, independentemente de patente ou graduação, grau acadêmico ou  local de trabalho, enfim, é uma data para se exaltar o trabalho que já foi feito e os desafios a serem enfrentados em prol da segurança para toda a sociedade. Também temos muito a comemorar pelas conquistas da Corporação, que se refletem no policial militar e na comunidade, como o novo Quadro Organizacional, que possibilitou centenas de promoções e uma nova motivação em nossas carreiras, aumentando de forma significativa nosso número de Batalhões, sobretudo no interior do Estado. Esta recomposição do efetivo, proporcionada pelo Governo do Estado, está permitindo que o atual efetivo seja oxigenado, com a chegada de novos Soldados que já estão nas ruas atuando junto ao cidadão”, destacou.

Conheça um pouco sobre o Dia do Soldado

Em sua origem, o Dia do Soldado foi instituído em homenagem ao Marechal Luís Eduardo de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, tratando-se o dia 25 de agosto da data de nascimento do Patrono do Exército. No Brasil, sendo as polícias militares historicamente vinculadas ao Exército, tornou-se uma tradição que também nas Corporações Militares Estaduais fosse o Dia do Soldado comemorado em alusão a todos os integrantes dessas Instituições.

Mais recentemente, em particular no Espírito Santo, após a Constituição de 1988 e do processo, ainda em curso, de transformação do modelo policial militar, o Dia do Soldado vem sendo usado para homenagear os homens e mulheres que têm no uso da farda militar o objetivo de socorrer, proteger e assistir a sociedade capixaba.

Admiração pela profissão

Mais que um ofício uma opção de vida. Esta é a definição encontrada pela soldado Fabiane Siqueira Nobres, que está há 15 anos na Polícia Militar. Atualmente na unidade da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), para ela, a profissão é motivo de orgulho e combater o crime uma atividade que a acompanha durante 24 horas. “Não sou policial apenas quando estou de escala, mas durante todo o dia. Já precisei agir mesmo estando em férias quando um vizinho precisou de ajuda e pediu socorro”.

Aspirante Jair Felipe Martins de Freitas,  6 anos.

Segundo Fabiane, o dia a dia nas ruas é uma atividade que requer versatilidade para garantir um bom atendimento ao cidadão. “Somos um pouco de tudo, meio psicólogos, meio assistentes sociais. Fazemos o que for preciso para garantir um bom atendimento ao cidadão. Isso é o que me faz dormir tranquila e me dá a sensação de dever cumprido”, diz.

Para o cabo José Laurito Cabral, há 24 anos na Corporação, a escolha em ser policial partiu do incentivo do pai, hoje sargento da reserva. Na família de José, muitos seguiram o mesmo caminho. “Tenho irmãos que também são militares, além de sobrinhos que resolveram seguir a mesma  profissão. Todos nós nos empenhamos em fazer um bom trabalho na polícia”, disse.

A admiração pela profissão foi a responsável pela escolha da soldado Jaciara Gavazza Soares, 24 anos, que ingressou na PM neste ano. Ela, que fez parte da maior turma de policiais militares já formada pela Instituição, foram cerca de 730, trocou a sala de aula pelas ruas da Capital, onde atualmente integra as ações do Território de Paz.

“Era professora de português quando resolvi fazer o concurso para soldado combatente. Hoje não me vejo mais como professora. Desenvolvo um trabalho não só repressivo, mas também preventivo com a comunidade de São Pedro. Interagimos com os moradores para aproximar as pessoas da polícia”, disse.

Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton