12/10/2010 12h06 - Atualizado em 21/01/2019 12h41

Polícia Militar encerra Operação Nossa Senhora Aparecida nesta terça (12)

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) encerra à meia-noite desta terça-feira (12) a Operação Nossa Senhora Aparecida, iniciada na última sexta (08). Neste período, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) vem intensificando as ações em todas as rodovias estaduais.  Além disso, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), também foram realizadas fiscalizações da operação Madrugada Viva.

Os documentos obrigatórios dos motoristas, velocidade máxima permitida e condições de segurança dos veículos são itens que constam nas vistorias realizadas pelos militares em operações especiais como a que acontece neste feriado. Por isso, vale lembrar que, antes de viajar de volta para casa, após o feriado prolongado, o ideal é fazer uma revisão completa no veículo.

Orientações

O BPTran também orienta que os condutores adotem ações ao volante de forma a dirigir defensivamente. Somente manter a manutenção do veículo em dia não é suficiente para evitar acidentes no trânsito. É preciso ter atenção para prever atitudes de condutores que seguem à frente, ao lado e até atrás dos retrovisores.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Marcos Tadeu Celante, esclarece que reconhecer antecipadamente um perigo evita que ocorrências sejam geradas. “Se o condutor prevê alguma situação de perigo, ele tem como tomar decisões antecipadas com base nos elementos da direção defensiva, que é ter atenção, previsão, decisão e habilidade para impedir que um acidente aconteça”.

Saiba como lidar com situações rotineiras ou adversas seguindo as normas da direção defensiva para evitar acidentes:

- Retrovisores – No trânsito é necessário que o motorista esteja atento a tudo à sua volta. Os retrovisores são ótimos recursos para prever situações adversas. Utilize-os sempre para ter conhecimento de tudo o que acontece ao seu redor.

- Clima – O BPTran também orienta que os motoristas tenham cautela ao pegar a estrada em períodos de chuva. Reduzir a velocidade, manter a distância do carro à frente e os faróis acesos são atitudes que podem evitar acidentes no trânsito. Em caso de alagamentos, procure um local alto e espere o nível da água baixar; não pare o carro próximo de postes ou árvores; tenha cuidados com poças de água, pois elas podem ocultar crateras; ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha, dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.

- Ultrapassagem – Obedecer a sinalização é outro requisito da direção defensiva. É preciso ter atenção e só ultrapassar quando tiver certeza da distância e velocidade dos outros veículos. É fundamental manter distância do carro à frente. Dessa forma, é possível evitar colisão traseira tendo mais tempo hábil de reagir a alguma adversidade.

- Manutenção do veículo – Manter a manutenção do veículo em dia é outra regra básica para dirigir defensivamente. Verifique periodicamente a situação dos pneus, água, óleo e limpador de pára-brisas para evitar panes durante as viagens.

- Cuidados – Se o condutor não conhece a região por onde trafega é preciso ir devagar para não cair em armadilhas. Buracos na pista e desníveis requerem atenção especial. É importante sempre utilizar as setas para indicar a direção a ser tomada e redobrar a atenção nas curvas, evitando velocidade acentuada. O uso de bebida alcoólica ou substâncias entorpecentes continuam sendo incompatíveis para quem deseja dirigir de forma preventiva.

- Mantenha a calma – Dirija com tranquilidade e não revide a provocações de outros motoristas. Siga o seu caminho com segurança. 

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/CBMES
Samuel Rodrigues Barboza – Tenente-coronel BM
Tel: 3137-4434 / 9946-0329
Email: bm5emg@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard