17/09/2010 17h58 - Atualizado em 21/01/2019 16h41

Polícia Militar forma turma em curso de especialização em patrulhamentos

Policiais militares do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e do Mato Grosso, além de integrantes da Polícia Rodoviária Federal receberam o certificado de conclusão do I Curso Operacional de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O evento, realizado na noite desta quinta-feira (16), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica, contou com a presença  do comandante geral da Polícia Militar, coronel Oberacy Emmerich Júnior e demais autoridades militares.

A ocasião também foi propícia para homenagear o primeiro colocado no curso, o soldado PM da Rotam Ruy Barbosa Junior. O militar recebeu os cumprimentos do coronel Emmerich que o parabenizou pelo empenho e pelas notas acima da média adquiridas no curso.

Durante o treinamento, desenvolvido pelo Batalhão de Rotam, os participantes realizaram diversas atividades teóricas e práticas. Ações de patrulhamentos em áreas de alto risco e o estágio operacional fizeram parte do programa aplicado aos policiais. As aulas práticas incluíram, por exemplo, o patrulhamento nas ruas, assim como é o trabalho diário da Rotam.

As técnicas aplicadas atraíram também policiais de outros estados e da Policia Rodoviária Federal. De acordo com o coordenador do curso, capitão Mário de Oliveira Fernandes Júnior, o patrulhamento tático motorizado é desempenhado com qualidade pela PMES e isso tem sido visto por outras corporações como um referencial. “Verificamos que a procura pelos cursos oferecidos pela Rotam é grande. Isso, porque representantes dessas corporações entendem  que, ao mandar seus membros para a PM capixaba, eles ganham com resultado em serviço”, afirma.

O capitão também ressalta que realizar um curso como este requer esforço redobrado da Unidade, mas o resultado final é recompensado. “Com a aplicação do curso, percebemos que nossos esforços têm valido à pena. O empenho do grupo foi muito bom e conseguimos obter um resultado prático excelente, tanto na parte de instrução quanto na parte operacional”.

Resultados

Durante 15 dias de estágio operacional supervisionado, os alunos atuaram no patrulhamento tático motorizado em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória, além disso, também estiveram empenhados no patrulhamento a pé nas principais  regiões aprontadas pelo Mapa do Crime do município de Vitória.

Neste período, os alunos cumpriram escala de trabalho revezando-se entre os dois processos de policiamento citados. A atuação dos policiais foi avaliada e é importante para a aprovação no curso. Foram obtidos resultados satisfatórios como a apreensão de mais de 1.700 pedras de crack, aproximadamente 580 buchas de maconha, além de 10 quilos da mesma droga, bem como 491 papelotes de cocaína.

O desempenho durante o estágio proporcionou, também, a apreensão de 17 armas de fogo, a recuperação de dois veículos roubados e a prisão de 113 pessoas. Vale ressaltar que, em apenas uma ocorrência durante a instrução de bloqueio policial, registrada no último dia 24 de agosto,  foram apreendidos 17 quilos de pasta base de cocaína. Na ocasião, três pessoas foram detidas.

Viagem

Os 28 policiais que se formaram terão a oportunidade de ampliar ainda mais os conhecimentos obtidos ao longo das aulas. Na próxima segunda (20) e terça-feira (21), eles realizam uma visita técnica ao 1º Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). O deslocamento do grupo para conhecer a Corporação será em um avião cedido pela Força Nacional de Segurança Pública.

Curso

O 1º Curso Operacional de Rotam foi realizado no período de 2 de agosto a 16 de setembro, com o intuito de instruir e melhor qualificar a tropa da PMES e de coirmãs, no que tange à realização do patrulhamento tático motorizado. A capacitação faz parte do cronograma de formação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES.

A formação foi desenvolvida dentro de uma grade curricular de 412 horas/aula, sendo 242horas dedicadas a instruções técnico-teóricas e 170 delas distribuídas entre atividades extraclasse, estágio operacional  e visita técnica. Dos 41 alunos que começaram o curso, 28 concluíram com aproveitamento todas as etapas propostas na grade curricular.

Foram trabalhadas disciplinas como: Doutrina de Patrulhamento Tático Motorizado; Fundamentações Legais da Abordagem Policial; Éticas e Direitos Humanos; Patrulhamentos em Áreas de Alto Risco; Abordagem Policial a Pessoas, Veículos e Edificações; Noções de Controle de Multidão e Tiro Policial.

Segundo o capitão Mário, o curso deve ser obrigatório para todo militar que tiver interesse em fazer parte do Batalhão. “Todas as técnicas aplicadas durante o curso são importantes para a prática diária dos patrulhamentos que são realizados pela Rotam. Por isso, o Batalhão pretende institucionalizar o Curso Operacional de Rotam e torná-lo obrigatório para o ingresso de militares nas equipes da Unidade”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton