07/12/2016 11h10 - Atualizado em 07/12/2016 11h29

Polícia Militar inicia Seminário do Plano Estratégico

No final da tarde desta terça-feira (06), foi realizada a abertura do 1º Seminário do Plano Estratégico da PMES para o período 2016-2019, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O evento, que marcou o lançamento do Planejamento Estratégico da Corporação para o período, contou com a participação do governador Paulo Hartung; do secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia; do secretário estadual de Direitos Humanos, Júlio Pompeu; do comandante-geral da PMES, o coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa; de membros da equipe de governo; de oficiais superiores; e de capitães das diretorias, corregedoria, do CPOM e do CPOE da Instituição.

O chefe do Estado-Maior Geral e coordenador geral do Plano Estratégico, o coronel Jailson Miranda, afirmou que se tornou necessário reavaliar a visão estratégica da PMES para que ela estivesse alinhada à nova realidade orçamentária, às orientações estratégicas do Governo do Estado, e às diretrizes e aos objetivos estratégicos da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Segundo o coordenador do Plano Estratégico, o objetivo do seminário é provocar em cada gestor uma autocrítica pessoal e institucional, que se traduza em uma inquietação na busca de soluções inovadoras e que tenham a capacidade de convergir em entregas eficientes, concretas e relevantes para a sociedade, em um contexto de maiores restrições e limitações, ao qual passa a nação.

Ao se referir sobre o desenvolvimento das ações institucionais e de seus profissionais, o coronel Miranda destacou que a atualização constante é parte principal do planejamento. “Investir em desenvolvimento e atualização constante de nosso pessoal é a estratégia essencial para prosseguirmos a manutenção e a evolução da excelência de nossa instituição”, salientou.

Para o secretário estadual de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, a Polícia Militar tem se destacado na promoção dos Direitos Humanos devido ao trabalho contínuo, integrado e insistente que tem realizado nas últimas duas décadas. O secretário ressaltou que o planejamento aparece como um dos valores que é princípio da cultura militar. “É no culto do valor chamado honra que a PMES tem atuado de forma cidadã e se destacado no Brasil como o principal instrumento de aplicação dos Direitos Humanos”, disse.

No que se refere às ações de planejamento, Pompeu salientou ainda que na fase de execução todos podem errar, mas a Polícia Militar carrega o peso de não poder falhar.

De acordo com o comandante-geral da PMES, o coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, falar em planejamento estratégico remete aos processos de previsibilidade para adequar, de forma coerente, as capacidades e os objetivos da Instituição à realidade social. “A Polícia Militar do Espírito Santo tem trabalhado para aperfeiçoar suas metodologias e adotar novos elementos de gestão, sempre com o intuito de alcançar resultados positivos e de manter a prestação de serviços de excelência”, ressaltou o oficial. O comandante encerrou seu discurso citando uma frase do escritor Antoine de Saint-Exupér: “O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando”.

Enaltecendo o alinhamento das instituições para se alcançar resultados satisfatórios para a população, o secretário de Segurança Pública, André Garcia, ressaltou que, para que o Estado seja mais ágil e competente, é necessário planejamento bem alinhado com as diretrizes. “Devemos enxergar em conjunto com outras instituições para atender à demanda da sociedade”, afirmou.

Na oportunidade, o governador Paulo Hartung ministrou uma palestra sobre o tema “Planejamento Estratégico e Liderança na Gestão Pública”. O chefe do executivo estadual afirmou que ter um plano é como ter uma bússola e que o processo de planejamento estratégico é muito mais rico que o produto. “Para planejar é preciso saber onde está e aonde se quer chegar. É necessário ter uma visão futurista, pois liderar é muitas vezes ter que se antecipar às coisas, é dar um passo à frente do que estamos vivendo”, salientou. O governador disse ainda que o gerenciamento intensivo permite que o planejamento seja bem executado.

Palestras

O 1º Seminário do Plano Estratégico terá continuidade na próxima sexta-feira (09), e será realizado no Cineteatro da Universidade Vila Velha (UVV), no Campus Boa Vista, das 8h 30min às 15h.

Durante a reunião serão abordados temas como “Planejamento Estratégico na Era Mobile”, que terá como palestrante o tenente-coronel Jorge Eduardo Tasca, da Polícia Militar de Santa Catarina; “A importância do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Social do ES”, ministrada pelo vice-governador do Espírito Santo, César Colnago; e “Desafios da Gestão num mundo acelerado, onde a única certeza é a incerteza", apresentada pelo diretor da empresa Primvs, Riberto de Barros Araújo .